Corumbá

Corumbá é a 1ª cidade de MS a utilizar cães na Guarda Municipal

Guardas municipais já foram capacitados para utilizar os cachorros durante as operações de policiamento preventivo

 

Guardas municipais já foram capacitados para utilizar os cachorros durante as operações de policiamento preventivo

Corumbá é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a utilizar cães no patrulhamento realizado pela Guarda Municipal e, para isso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Finanças e Administração, implantou o Canil da instituição. O local tem como finalidade principal oferecer o suporte necessário à execução do policiamento preventivo e repressivo com o emprego de cães, mediante planejamento próprio, atuando isoladamente ou em apoio a outras forças.

O decreto n°. 946, de 5 de agosto de 2011, assinado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e pelo secretário de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa, estabelece os princípios e doutrinas para organização e funcionamento do estabelecimento. A Prefeitura já possui o prédio para o funcionamento do canil. Com a publicação do decreto, a Guarda Municipal vai iniciar a construção de locais apropriados para treinamento e habitação dos cães, além de outras medidas para garantir o bem-estar e também o acompanhamento veterinário dos animais.

De acordo com o comandante da Guarda, tenente-coronel Ubiratan Bueno, guardas já foram capacitados para utilizar os cachorros durante as operações de policiamento preventivo e proteção do patrimônio público. “Vamos trabalhar em eventos locais e, futuramente, atuaremos em conjunto com as forças policias, como por exemplo, para encontrar entorpecentes com o uso dos cães”, comentou Ubiratan. Antes mesmo de o decreto ser assinado por Ruiter, seis guardas municipais participaram, em maio deste ano, de um curso ministrado pela Força Nacional de Segurança. O guarda Alessandro Alencar Pereira de Souza participou também do Estágio de Adestramento e Emprego de Cães de Guerra, uma capacitação oferecida pela 14ª Companhia de Polícia do Exército, em Campo Grande.

Corumbá é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a implantar e utilizar efetivamente cães na proteção de locais e prédios públicos do Município. Os guardas municipais já realizaram o policiamento durante as partidas válidas pelo Campeonato Estadual de Futebol – Série A e Sub-18, ambos no estádio Arthur Marinho, e também em eventos locais, como o Arraial do Banho de São João. A Guarda Municipal de Campo Grande e de outras cidades do Estado também já iniciaram o treinamento dos servidores, mas ainda não possuem canil nem legislação específica para iniciar as operações utilizando cães.

Canil

Entre os artigos do decreto está o que prevê como deve ser o espaço utilizado para habitação dos cães. O local deve ter largura mínima de 1,8 metro; 6 metros de comprimento; 2 metros de altura; parte coberta com 2 metros e descoberta com 4 metros. Neste espaço deve haver bebedouro com água encanada e esgoto canalizado; tablado de madeira; porta de madeira com visores e tranca de segurança; piso em cimento rústico e instalações elétricas. (PMC)

 

Por: Da Redação