Corumbá

Corumbá abre programação dos Fóruns Regionais de Desenvolvimento

 

O município de Corumbá será o primeiro a receber, nos dias 25 e 26 de abril, o Fórum Regional de Desenvolvimento, que visa capacitar líderes municipais e empresários a promover, em conjunto, o fomento da economia regional.

A iniciativa acontece no Centro de Convenções do Pantanal, localizado no Porto Geral da cidade, com palestras, rodada de negócios, além da mostra de projetos e soluções desenvolvidos pelas entidades realizadoras do evento, que fazem parte do Sistema “S”: Sebrae, Sistema Fiems (Sesi e Senai), Sistema Fecomércio (Sesc e Senac) e Sistema Famasul (Senar).

“Esta ação empresarial permite que o interior do Estado conheça o que estas entidades do setor produtivo, focadas em melhorias para a economia e na qualidade de vida, têm a oferecer aos cidadãos”, destaca Tito Estanqueiro, diretor técnico do Sebrae no MS.

Durante o ano, Naviraí, Dourados, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas e Bonito também sediam o Fórum, que traz entre os temas consórcios municipais, compras governamentais, demandas profissionais no mercado de trabalho, dicas ao empreendedor, turismo, sustentabilidade, educação continuada, economia criativa, tecnologia e inovação.

“Hoje temos uma missão muito forte, que é inserir os pequenos negócios nas compras governamentais”, reforça Estanqueiro. De acordo com ele, os municípios são grandes compradores, sendo necessário incentivá-los a adquirir produtos e serviços dos pequenos negócios da própria região. Para isso, os gestores serão capacitados a agir amparados nos mecanismos de incentivo previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas; e os empresários preparados para atender à demanda pública e do mercado.

Segundo números do IBGE-Cidades, Corumbá possui 103,7 mil habitantes e o PIB (Produto Interno Bruto) superou a casa de R$ 2,5 bilhões. Dados da Junta Comercial do Mato Grosso do Sul apontam ainda 4.436 empresas e mais de 1.200 empreendedores individuais em atividade no município.

Programação

Na quinta-feira (26), as atividades acontecem das 8 às 17 horas. À noite, a partir das 19 horas, será realizada uma palestra magna, ministrada pelo especialista em neurociência, Denilson Shikako, professor de inovação da FIA (Fundação Instituto de Administração) – ligada à USP (Universidade de São Paulo) – e também diretor da Fábrica de Criatividade.

No dia seguinte, a programação segue das 8 às 12h15, com mais palestras, negociações entre empresas da região e órgãos públicos (Fomenta); dentre outras ações. Os interessados podem fazer o credenciamento a partir das 7h30. O evento conta com o apoio da Assomasul, Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, Banco do Brasil, BID, Fomin, Caixa Econômica Federal, MS Sem Fronteiras, TCE/MS e Prefeitura Municipal de Corumbá.