Corumbá

Corpo de bombeiros comemora 26 anos de Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Corumbá

Corpo de bombeiros de Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Corumbá

 

Corpo de bombeiros de Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Corumbá

A Seção Contra Incêndio (SCI) do Aeroporto Internacional de Corumbá promove nesta sexta-feira (21) uma comemoração ao aniversário de 26 anos da unidade.

A cerimônia acontece a partir das 8h30, com a participação em formatura dos militares que fazem parte da Seção Contra Incêndio. O evento contará com a presença do comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Sidnei Ribeiro da Cruz, e do superintendente da Infraero no Aeroporto de Corumbá, sargento Carlos Alberto Rocha.

A Seção de Salvamento e Combate Incêndio do Aeroporto Internacional de Corumbá completa 26 anos em 2012. A unidade foi inaugurada em 16 de setembro de 1986, pertencente ao 2º Subgrupamento de Bombeiros/3º Grupamento de Bombeiros localizado na Cidade Branca. Teve como seu primeiro comandante o tenente Pedro Jorge Barbosa Ronda, hoje coronel da reserva do CBMMS.

Todos os bombeiros são tecnicamente treinados para as mais diversas situações envolvendo aeronaves de asa fixa e rotativa, prontos para entrar em ação na hora que forem acionados. A seção possui dois Carros de Combate a Incêndio (CCI), veículos grandes dotados de alta tecnologia com possibilidade de utilizar no combate água, pó químico ou espuma, garantindo rapidez e eficiência nos atendimentos aos acidentes aeronáuticos.

Seção Contra Incêndio

Denomina-se Seção Contra Incêndio o conjunto de instalações e dependências projetadas para servir de sede operacional do serviço de salvamento e contra incêndios do Aeroporto. Tem a função de abrigar o efetivo operacional, equipamentos e viaturas com toda atenção direcionada para a prevenção e combate a incêndios em aeronaves militares, comerciais e/ou particulares, eventuais acidentes aeronáuticos que porventura possa acontecer dentro da área do aeroporto bem como em um raio de 8 km do sítio aeroportuário.

De acordo com o convênio firmado entre o Estado de Mato Grosso do Sul e a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em 16 de setembro de 1986 foi criada a SCI de Corumbá.

Atualmente, a seção é comandada pelo 1º tenente BM Fábio Pereira de Lima, sendo seu efetivo composto por 17 bombeiros militares do Estado de Mato Grosso do Sul e estando dividida por equipes operacionais e expediente, compostas de um comandante, um bombeiro administrativo; além de quinze Bbmbeiros que constituem as equipes de serviços operacionais e funciona em regime de escala de 24 horas de serviço e 48 horas de folga. (Suelen Targon, com informações do Corpo de Bombeiros)

 

Por: Da Redação