Corumbá

Com apoio da Prefeitura, Feapan 2017 promove o agronegócio corumbaense

 

Lançamento da Feapan 2017 aconteceu na manhã desta terça-feira (Foto: Clóvis Neto/PMC)

A Feira Agropecuária do Pantanal 2017 (Feapan 2017) foi lançada na manhã desta terça-feira, 05 de setembro. Contando com apoios da Prefeitura Municipal de Corumbá e Governo do Estado, além de outros parceiros, o evento será realizado de 21 a 24 de setembro, no parque de exposições Belmiro Maciel de Barros. “A Feira só acontece em razão dessas parcerias”, afirmou o presidente do Sindicato Rural, Luciano Leite, durante a entrevista coletiva de lançamento da Feapan.

A Feapan 2017 contará com leilões bovinos e equinos, além de comercialização de maquinários e insumos agrícolas. “Serão três leilões – dias 21, 22 e 23 de setembro –, acreditamos que teremos preços competitivos. Esperamos bater o que comercializamos no ano passado. Teremos ainda a comercialização de máquinas, produtos e insumos agrícolas. Tudo isso vai fazer girar o agronegócio”, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Corumbá. Ele destacou que no ano passado, somente os leilões movimentaram cifras em torno de R$ 20 milhões. Os leilões terão transmissão pela Agrobrasil TV.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, participará da abertura oficial da Feira Agropecuária do Pantanal 2017. O governador Reinaldo Azambuja também tem presença confirmada na solenidade, além do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

“Numa abertura oficial nunca tivemos todo essa participação de autoridades. Mostra a importância do evento. Somos o segundo maior rebanho do Brasil; um celeiro na produção de bezerros no país. Nosso bioma Pantanal está preservado, o pecuarista está aqui há mais de 200 anos preservando e produzindo”, disse Luciano Leite.

Participando da coletiva, o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, Renato Santos Lima, ressaltou que o incentivo à Feapan é um dos compromissos da administração Ruiter Cunha de Oliveira com o segmento agropecuário. “Desde o início do governo Ruiter, era compromisso de retorno para a data do aniversário da cidade. Integra o calendário cultural da nossa cidade. A pecuária está no nosso município há mais de duzentos anos e a feira há 51 anos, e, realmente, faz parte da nossa atividade cultural”, salientou.

O secretário enfatizou que a atividade gera movimentação econômica expressiva para o município. “É de fundamental importância para o comércio local, para movimentação do PIB da cidade em si, é importante para o pecuarista e para valorização positiva de Corumbá, que é celeiro de qualidade do Brasil. É uma região que produz boi verde, boi orgânico um boi de qualidade e a Feapan é um mecanismo para essa divulgação para o Brasil inteiro”, observou Renato destacando que a Feira Agropecuária do Pantanal também divulga positivamente Corumbá. “É um evento muito grande. Um marco histórico para o município, mudanças de paradigmas para a festa que está num grande calendário agora”, finalizou o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural.

A programação da Feapan 2017 contará também com palestras, workshops e shows musicais, realizados no próprio parque de exposições. Tem como atrações o concurso Rainha e Princesa Feapan; shows musicais de Marlon e Maciel; João Pedro e Júnior; Grupo MDO e Marlon e Moreno. Também estão programadas provas de Laço Comprido; Corrida Feapan e Baile Carapé. A entrada é franca no parque de exposições. Na noite da quinta-feira, 20 de setembro, o parque de exposições Belmiro Maciel de Barros vai sediar show da cantora Marília Mendonça. Esse evento, realizado por uma empresa de eventos, terá ingressos cobrados.

Além da Prefeitura Municipal de Corumbá e Governo do Estado, a Feira Agropecuária do Pantanal 2017 tem como parceiros o Senar, a Famasul, o Grupo Promove, BJ2, Clube de Laço Comprido e o Sindicato Rural de Corumbá. (Assessoria de Comunicação da PMC)