Em sessão especial realizada no auditório do Sindicato Rural de Corumbá, na noite desta sexta-feira, a Câmara Municipal outorgou títulos de Cidadão Corumbaense ao coronel Marcelo Dutra de Oliveira, porto-alegrense, e ao engenheiro Jary de Carvalho e Castro, campo-grandense. Também foi entregue a Medalha do Mérito Legislativo ao engenheiro e produtor rural Raphael Domingos Kassar.
A solenidade presidida pelo vereador Evander Vendramini Duran (PP), presidente da Casa do Barão de Vila Maria, contou com a presença de familiares, amigos e convidados dos ilustres homenageados, entre civis e militares. Presentes também os vereadores Marcos de Souza Martins (PT), Dirceu Miguéis (PMDB), Rufo Vinagre (PR), Antônio Galã (PMDB) e Oséas Ohara de Oliveira (PMDB).
O título de Cidadão Corumbaense ao coronel Marcelo Dutra de Oliveira foi indicação do vereador Marcos de Souza Martins. O militar é o atual comandante do 17º Batalhão de Fronteira Antônio Maria Coelho, instalado em Corumbá há 141 anos. A honraria entregue ao engenheiro Jary de Carvalho e Castro, presidente do CREA/MS, foi uma iniciativa do vereador Antônio Galã. Autor da homenagem, o vereador Evander Vendramini entregou a Medalha do Mérito Legislativo a Raphael Kassar, presidente do Sindicato Rural de Corumbá.
Professor Castro
Com a presença da banda de música do Exército, que entoou o Hino Nacional, a cerimônia transcorreu em clima de muita emoção. Ao usar da palavra, o homenageado Jary de Carvalho disse que Corumbá sempre foi um motivo de orgulho para ele. Lembrou que seu pai, Arassuay Gomes de Castro, o professor Castro, morou na cidade na década de 1940 e lecionou no Colégio Santa Teresa.
“Foi assim, meus amigos, que iniciamos nosso grande laço de carinho pela Cidade Branca”, disse Jary, citando que seu pai escolheu Corumbá para a lua de mel com a mãe, dona Maria José, e na década de 50, escolheu a cidade para trabalhar já como fiscal de rendas. “Costumo dizer que esta é a terra natal de grandes homens, seja na política, na literatura, como o poeta Lobivar Matos”, acrescentou.
Sonho realizado
Vindo dos pampas para enfrentar o calor pantaneiro, o coronel Marcelo Dutra dedicou e compartilhou sua cidadania corumbaense com os subordinados e subalternos do 17º Batalhão, lembrando dos militares do isolado Porto Índio. Em 2001, com a opção de escolha para se transferir, disse que preferiu Corumbá, onde nasceu sua filha Julia. Hoje, ele e a família tem a cidade no coração.
“Estou realizando hoje o meu sonho de ter a cidadania da minha filha”, realçou o comandante. Em discurso de improviso, Dutra comentou de seu estreito relacionamento com a Câmara Municipal, em especial com o vereador Marcos de Souza Martins, com quem já percorreu regiões longínquas do Pantanal para tratar de algumas questões fronteiriças e da pesca predatória.
O produtor Raphael Kassar também fez um breve discurso e disse que a honraria que recebera é de toda a classe produtora do Pantanal, enfatizando a luta do setor para a aprovação de um Código Florestal que desse respaldo jurídico, liberdade e condições para continuarem produzindo alimentos para o país e o mundo.
Reconhecimento
Usando a tribuna, os vereadores Antônio Galã e Marcos Martins fizeram menções elogiosas a seus homenageados. Galã citou o estreito relacionamento do engenheiro Jary de Castro com a região, profissional e afetiva. Marquinhos disse que o coronel Dutra hoje é uma pessoa identificada e comprometida com a região, nas suas ações e no gostar de estar em Corumbá.
Encerrando a sessão, o presidente Evander Vendramini Duran reafirmou o reconhecimento do Poder Legislativo com aquelas pessoas que se destacam em suas áreas de trabalho e na defesa dos interesses da região, lembrando que as honrarias foram aprovadas por unanimidade pelos 11 vereadores da Casa. “Sentimos muito orgulho de estar prestando estas justas homenagens”, finalizou.
Por: Da Redação