Corumbá

Ato público celebra Dia Mundial do Meio Ambiente em Corumbá

Reconhecida como a Capital do Pantanal, Corumbá é exemplo de conservação ao Meio Ambiente

 

Reconhecida como a Capital do Pantanal, Corumbá é exemplo de conservação ao Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de julho, será celebrado com um grande ato público em Corumbá. Diversas atividades estão programadas para a Praça da Independência, como início às 15 horas deste domingo. A ação é coordenada pela Prefeitura de Corumbá juntamente com a Embrapa Pantanal, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Campus do Pantanal da UFMS, Imasul, Polícia Militar Ambiental, Ong Paz e Natureza Pantanal, Diocese de Corumbá, Instituto Homem Pantaneiro, Prefeitura Municipal de Ladário, Fundação O Boticário, e a Fundação Barbosa Rodrigues – Muhpan.

A Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Fundação de Esportes (Funec) e as secretarias municipais de Educação e Saúde Secretaria Municipal de Saúde também estão envolvidas na programação. Logo após a abertura oficial da ação, o pesquisador Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal, profere palestra sobre Mudanças Climáticas. Em seguida haverá apresentações culturais da Oficina de Dança do Pantanal e do projeto Semear, de Ladário. Servidores da Secretaria de Saúde apresentam a peça “De pouco em pouco defendemos o meio”.

Uma gincana ecológica será realizada no local. O tema será “Selecionar para Reciclar”. Várias tendas vão expor trabalhos voltados a preservação ambiental. Em uma delas ficarão expostas esculturas feitas com materiais recicláveis, resultante do concurso “Escultura Ecológica: A arte de criar com recicláveis”, efetuado nas escolas de Corumbá. O julgamento e a premiação dos vencedores acontecem às 17 horas.

Durante toda a tarde haverá atrações musicais; panfletagem da Campanha da Fraternidade, passeio de canoa; exposição de artesanato local; exposição e comercialização dos produtos do Projeto Fibras de Taboa, hortaliças orgânicas, mel doces, queijos e pães caseiros, tudo produzido por pequenos produtores rurais da região. Mudas de citronella (planta que serve como repelente natural) e bonecos ecológicos serão distribuídos entre os participantes.

Para o público infantil, será montada uma pequena fazenda contendo cocheiras, gaiolas, mini-galinhas, ovelhas, mini-vaca da raça Santa Rosália, mini-cabra da raça “Pigmy”, coelhos, porquinhos da índia, codornas, pônei e mini-pônei da raça “mini-horse” (pônei selado e pônei com charrete). Cama elástica, tobogã, pipoca e algodão doce também serão distribuídos entre a criançada.

Tendas

Doze tendas apresentarão iniciativas voltadas à conservação do Pantanal. Na da Prefeitura de Ladário, serão expostos os trabalhos com alimentos reaproveitáveis. A Embrapa pantanal explica técnicas da compostagem, faz a doação de mudas de plantas medicinais e oferece informações sobre produção de mel no Pantanal. Na tenda da MMX haverão atividades de Educação Ambiental voltadas para crianças e exposição de espécies nativas do Pantanal.

O espaço do Instituto Homem Pantaneiro será composto pela exposição de Tirinhas sobre o tema Mudanças Climáticas, desenhos dos alunos do Moinho Cultural e a comercialização dos produtos do projeto “Reciclagem do vidro”. A Polícia Militar Ambiental promove a exposição de animais taxidermizados da fauna regional e de painéis, além de palestras sobre legislação/resíduos sólidos em áreas rurais. O CPAN vai abordar a educação ambiental utilizando materiais dos laboratórios do Curso de Ciências Biológicas

A ONG Paz e Natureza Pantanal estará realizando atividades lúdicas com as crianças, quando educadores do Muhpan estarão fazendo a pintura facial Kadiwéu nas crianças ou até mesmo nos adultos e contando um pouco dessa cultura. Na tenda da Fundação Barbosa Rodrigues também estarão sendo exposta as matérias-prima basicamente de origem vegetal, retirada das sementes, para obtenção da tinta.

A Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal apresenta artesanato com garrafas pet e jornal reciclado. A Vontorantim Cimentos vai expor as ações de minimização de impactos ambientais empregados pela empresa. Já o Conselho Municipal de Saúde vai apresentar as ações desenvolvidas pela entidade. A Prefeitura de Corumbá vai disponibilizar pontos para coleta de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e materiais recicláveis (pet, papelão e metais). A Gazin, MMX, Panoff Supermercados, Unipav Engenharia e Vetorial patrocinam o ato de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente. (PMC)

 

Por: Da Redação