Brasil

Lula defende Demétrio Vilagra e sugere que PT rebata acusações de fraude

 

O ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva saiu em defesa do vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, durante encontro estadual do PT neste sábado (18) em Sumaré. “É importante lembrar que o nosso vice [prefeito] de Campinas estava em [viagem de] férias com a mulher e voltou vendo cartaz dizendo que estava foragido. Não temos que baixar a cabeça quando fazem isso com a gente. Temos que bater de frente”, disse o presidente de honra do PT, sob muitos aplausos dos simpatizantes petistas.

Demétrio, que é do PT, está entre os denunciados pelo Ministério Público sob a suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes em contratos públicos firmados na cidade. Foi considerado foragido da Justiça por duas vezes, voltou a trabalhar na semana passada, após conseguir revogar o mandado de prisão preventiva contra ele.

O encontro estadual do partido reuniu cerca de 1,5 mil delegados e militantes do partido na Estância Árvore da Vida, na estrada Granja do Portão Pesado, em Sumaré.

O ex-presidente disse que para as próximas eleições municipais, os integrantes do partido devem estar preparados porque “os adversários não brincam em serviço”. “Eu sinceramente estou de saco cheio de ver companheiro ter a família destruída, aí não provam nada, e depois o companheiro nunca mais se recupera”, disse Lula, exemplificando outras situações já vividas, segundo ele, por integrantes do PT.

Demétrio discreto

Demétrio Vilagra também esteve no encontro, mas não foi visto publicamente. Horas depois do discurso de Lula, a assessoria de imprensa do vice-prefeito escreveu no microblog dele que “Demétrio esteve na manhã deste sábado no encontro estadual do PT, em Sumaré, onde recebeu apoio de todos, inclusive do ex-presidente Lula. Os presentes ressaltaram qe acreditam na honestidade de Demétrio, que reiterou que suas ações são transparentes e lícitas. Os presentes ressaltaram acreditar na integridade de Demétrio, que reiterou sua honestidade e agradeceu a solidariedade recebida”.

José Dirceu, o defensor

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu também participou do encontro e falou sobre o vice e o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT). Durante discurso, se solidarizou ao prefeito. “Quando fui investigado, Dr. Hélio, de Campinas, foi um dos únicos, que teve coragem de me apoiar publicamente. Por isso, agora eu digo, não tentem atingir o PT. Aliás contra o PT e o vice-prefeito não há nada”.

Dirceu ainda falou sobre as investigações que começaram no Ministério Público de Campinas. “Não se pode fazer o uso político das investigações e é por isso que não podemos baixar a cabeça e temos que denunciar [possíveis abusos]. Vocês sabem muito bem que não se trata de desqualificar o trabalho do Ministério Público nem da Polícia Federal”. (Informações da EPTV Campinas)

 

Por: Da Redação