Brasil

Escutas mostram que Ricardo Candia mantinha influência no Executivo

 

Trechos de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça mostram que o ex-diretor de Controle Urbano da prefeitura de Campinas Ricardo Candia, que é investigado por fazer parte do esquema de fraudes e corrupção da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), mantinha contato com o Executivo mesmo depois de saída do cargo e também confirmam o recebimento de dinheiro do ex-presidente da empresa, Luiz Augusto de Aquino.

Ao ouvir as conversas de Ricardo Candia, durante oito dias, período em que os promotores tiveram autorização da Justiça para grampear o telefone do empresário, eles descobriram que o ex-diretor de Controle ainda agia nos bastidores do poder público de Campinas para a liberação de alvarás para bares e restaurantes e também para empreendimentos imobiliários.

No dia 20 de maio, Ricardo Candia foi preso por suspeita de envolvimento em contratos irregulares da Sanasa. Ele prestou depoimento, no dia 26, no 2° Distrito Policial. A equipe da EPTV conseguiu o acesso ao conteúdo durante os esclarecimentos do empresário.

Ligações

No depoimento, ele admitiu que depois de deixar a prefeitura em 2006, aproveitou a experiência pública para oferecer serviços à iniciativa privada. Segundo Candia, vários diretores fazem a mesma coisa, o que demonstra que o empresário tinha contato próximo ao prefeito, mesmo depois de deixar o cargo de diretor de Controle e Planejamento Urbano em 2006. Após dois anos, ele trabalhou na campanha de Dr. Hélio.

Durante o depoimento, Candia também disse sua versão sobre algumas conversas telefônicas em que aparece intermediando acordos na área imobiliária e justifica que pretendia ser o representante da Helbor (empresa do ramo imobiliário) em Campinas. Por isso, mesmo sem ser contratado da empresa tentou ajudar e admitiu ter falado com a diretora de controle urbano Simone Medeiros para marcar um encontro com representantes do grupo.

Em outras conversas telefônicas, mostra como Candia agia nos bastidores do poder público, mesmo afirmando que foi apenas uma troca de informações técnicas, que não chegou a falar com o secretário de urbanismo Hélio Jarreta sobre o assunto.

Esquema

Segundo o ex-presidente da Sanasa Luiz Augusto de Aquino, Candia era o responsável por buscar o dinheiro das empresas pago em propinas e depois repassava o valor à primeira-dama Rosely Nassim Jorge Santos.

Candia negou fazer parte do esquema denunciado por Luiz Augusto de Aquino, mas assumiu diante dos promotores que recebeu dinheiro do ex-presidente da Sanasa no escritório político do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), no bairro Nova Campinas.

O recebimento teria ocorrido no período de campanha a reeleição do prefeito em 2008. Segundo Candia, o dinheiro estava em um envelope e na época não contou o quanto tinha dentro. O dinheiro foi usado para pagar pequenas despesas de campanha.

Segundo o advogado Ralph Tortima Filho, que representa Ricardo Candia, o empresário realmente participou da campanha de reeeleição do candidato, portanto depois de deixar a prefeitura. Mas, que o contato com Dr. Hélio foi apenas na condição de candidato e não de prefeito. (EPTV Campinas)

 

Por: Da Redação