Artigos

Recortes de um discurso:a instalação do município de Ladário-MS (17/03/1954)

 

Nesse ano de 2020, o município de Ladário comemora seus 66 anos de instalação, uma vez que foi instalado em 17 de março de 1954 embora tenha sido criado em 11 de dezembro de 1953pela lei estadual nº 679. Com a criação do município, Ariquerme da Rocha Galvão foi o primeiro prefeito nomeado para assumir a prefeitura temporariamente, de janeiro de 1954 até a data da instalação do município no dia 17 de março de 1954.

Assim, na cerimônia de instalação do município foi nomeado Armando Thomas de Almeida para prefeito – cargo que exerceu até as primeiras eleições municipais – e quando houve as eleiçõesmunicipais, em outubro de 1954, o prefeito eleito foi Ariquerme da Rocha Galvão que assumiu em 1955.

Face ao exposto, trago aqui o trecho na íntegra do jornal Ladário em foco com dados retirados do jornal O momento de 17 de março de 1954 que trata a respeito da composição da mesa durante a instalação do município:

Na cerimônia de instalação do município de Ladário, convocada pelo Exmo. Dr. Willian Drosghic, juiz de direito da primeira vara da Comarca de Corumbá, ocorrida no dia 17 de março de 1954, quarta-feira, as 09h00, discursaram o Dr. Willian e o deputado Wenceslau Botelho, explicando o significado do desmembramento de Corumbá-Ladário. Em seguida, o senhor Nicanor Lopes de Albuquerque servindo de secretário, fez a leitura da ata, que foi assinada pelos presentes. Após a solenidade de instalação do município, foi dada posse ao prefeito nomeado, Sr. Armando Thomaz de Almeida, falando nessa ocasião o Dr. André Mechiades de Barros representante do governador do estado e o prefeito empossado. Compuseram a mesa, na solenidade: o Dr. Willian Drosghic, Dom Orlando Chaves, Bispo de Corumbá; Dr. André Mechiades de Barros; Dr. Leolino Teixeira Júnior, juiz de direito da 2ª vara; Vereador Geraldino Martins de Barros, vice-presidente da Câmara Municipal de Corumbá; Sr. Renato Báez, representante do prefeito de Corumbá; Comte. Israel Lemos, representante do VI Distrito Naval; Com.te Elizeo Palletde Abreu e Lima, capitão dos portos de MT; Cônsules do Paraguai, Bolívia e Portugal; Sr. Elpídio Cunha, pela Associação Comercial de Corumbá; Srs. primeiro e segundo promotores da justiça de Corumbá e o prefeito nomeado para o novo município. (Dados tirados do jornal “O momento”, de 18 de março de 1954, 5ª feira. Diretor: Dr. Cássio Leite de Barros; Redator-Chefe: J. F. Baptista Neto; Redator-secretário: Mário Feitosa)

Contido no jornal supracitado,é possível trazer o trecho do discurso proferido por Manoel Wenceslau de Barros Botelho Neto (deputado estadual que escreveu o projeto de lei nº 155 para a criação do município de Ladário)na cerimônia de instalação do município:

“Foi então que recebi, por intermédios dos líderes deste povo, a incumbência de pleitar na Assembleia Legislativa, a autonomia do distrito de Ladário. Devo confessar que tive a maior satisfação em ver a aceitação unânime dos legisladores mato-grossenses ao projeto que motivou esta reunião. Não houve, dentre todos os novos municípios, um sequer, em melhores condições que o nosso. Foi ele o que melhor preencheu as exigências legais, merecendo, por isso mesmo, das comissões competentes, pareceres inteiramente favoráveis.” (Botelho Neto, 1954).

Observa-se que as condições legais para a criação do município de Ladário foram as melhores conforme destacou Botelho Neto já que cumpriu com os requisitos constantes na lei orgânica dos municípios e na lei estadual.

Contudo, esses são os dados obtidos a respeito dessa data tão importante para a população ladarense, que foi a instalação do município de Ladário desmembrado de Corumbá e criado como unidade política e estratégica.

Por: Daiane Lima dos Santos
Especialista em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico pela UnB
Mestra em História
Historiadora e Pesquisadora da fronteira oeste do Brasil