Artigos

Jesus! A Estrela de Belém no Natal

Rachel Vasconcelos

 

Em princípio, a história da estrela de Belém, também conhecida por estrela do Natal, é contada na Bíblia sagrada cristã no evangelho de Mateus: “Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo” (Mateus 2:1-2).

O Natal Significa que Jesus é Deus!

Assim sendo, é quando celebramos o nascimento de Cristo. Apesar de ninguém saber o dia certo do nascimento de Jesus Cristo, não implica dizer que não podemos comemorar, pois um dia Jesus Cristo teve que nascer e já que ninguém sabe o dia certo, convenciona-se o dia 25 de dezembro.

Na contemporaneidade, no mundo ocidental, a estrela de Belém tem um simbolismo muito forte no Natal, sendo reproduzida em presépios e árvores de Natal, que remontam o cenário de como teria sido o nascimento de Jesus Cristo, com a presença da Virgem Maria, José e os três reis magos.

Da mesma forma, na cidade palestina de Belém, onde Jesus nasceu, segundo a tradição, os meteorologistas prognosticam para a noite uma temperatura mínima de 4 graus. Como ressaltam os estudiosos, os pastores não levam o gado ao pasto em pleno inverno. O pregador judeu teria nascido, portanto, mais provavelmente na primavera ou no verão, como sugere Edwin D. Freed, professor emérito de estudos bíblicos da Universidade Gettysburg (EUA), no livro The Stories of Jesus’ Birth (As Histórias do Nascimento de Jesus).

Segundo o teólogo britânico W. R. F. Browning recorda que no início a Igreja não celebrava o nascimento de jesus e desconhecia a data. Mas, no século IV, a Igreja de Roma decidiu fixar um dia e designou o 25 de dezembro “porque tinha sido o dia do festival pagão do Sol Invictus, quando o invencível Sol triunfava a cada ano sobre a obscuridade do inverno e os dias voltavam a ser mais longos”.

No entanto, o Natal pode ser uma estação de grande alegria. É um tempo em que Deus mostra o Seu grande amor por nós. Certamente é um momento de cura e de força renovada. Jesus nasceu para pagar o preço exigido por Deus, para que pudéssemos ser perdoados.

A Bíblia diz que todos pecaram. Todos nós nascemos com uma natureza pecaminosa. Fazemos coisas que não agradam a Deus. Através dos pecados de Adão e Eva, todos nós herdamos essa natureza inclinada ao mal.

O único caminho é através de Jesus. Sua vida em verdade e amor trouxe salvação e esperança a todos nós. Sem Jesus, morreríamos em nossos pecados.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)

O Natal é o nascimento de Jesus. Os anjos comemoraram!

Os pastores e os reis magos, vindos de uma terra longínqua, trouxeram presentes para o Salvador! “Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles.

O ouro representou a realeza (providência divina para sua futura fuga ao Egito). O incenso representou a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antisséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19:39-40).

Nós podemos realmente ser felizes no Natal! Bem como, fala da cruz também. É uma oportunidade para se falar da grande razão do nascimento de Jesus Cristo, que a salvação das vidas entregues ao pecado. Não importa o que aconteça, podemos saber que somos os Seus filhos. Nós nos tornamos filhos e filhas de Deus.

Para tal, não perca a oportunidade de falar desse amor de Deus, pois esse é o verdadeiro sentido do Natal!

 

Por: Rachel Vasconcelos
Professora e escritora