BrasilCorumbáEstadoLadário

Marinha apoia projeto que vai atender 46 comunidade ribeirinhas de MT

 

Em clima de esperança e emoção, foi realizado na manhã desta sexta-feira (12),no município de Santo Antônio de Leverger, 34 quilômetrosao sul de Cuiabá, o lançamento da 9ª edição doProjeto Ribeirinho Cidadão, iniciativa que visa prestar atendimento jurídico, social e médicoaos moradores de cerca de 40 comunidades ribeirinhas do Estado de Mato Grosso. Uma iniciativa da Defensoria Pública, em parceria com o Ministério Público, Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Ministério Público Estadual, e que conta,nesta edição, com o apoio da Marinha do Brasil.

Entre os dias 12 e 22 de fevereiro de 2016, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH)“Tenente Maximiano”, irá acompanhar o projeto em sua etapa fluvial, disponibilizando uma equipe de saúde composta por dentistas, enfermeiros e médicos, para atender as necessidades encontradas ao longo da expedição.

O governador Pedro Taques (PSDB) avaliou como muito importante à participação da Marinha neste projeto. “A instituição vai levar o bem para aqueles que realmente precisam”.

Para o juiz José Antonio Bezerra Filho, coordenador do Ribeirinho Cidadão no âmbito do Judiciário, o apoio da Marinha engrandece o projeto. “A Marinha do Brasil já escreveu seu nome na história de Mato Grosso e com esta parceria, o Comando do 6º Distrito Naval continua escrevendo. A disponibilidade desta embarcação vai permitirlevarmais saúde, bem-estar e cidadania à população ribeirinha que tanto necessita de atendimento”.

Paulo da Cunha, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, disse que só participa de uma ação dessa magnitude quem tem comprometimento com o ser humano. “Estamos felizes com esse importante apoio da Marinha, que assim como o TJMT, preza pelo acesso de todos à cidadania”.

Para o Capitão-de-Mar-e-Guerra Luciano Müller Vidal, que representou a Marinha na cerimônia de abertura,participar do projetoé uma tarefa que está inserida no contexto estratégico de integração nacional, de desenvolvimento e da necessidade de efetiva presença do Estado brasileiro, na região Centro-Oeste. “Além de contribuir para a universalização da Saúde, proporcionando atendimento onde não existe de forma regular”.

O projeto que se divide em fluvial e terrestre vai possibilitar, na área jurídica, tratar de divórcio, casamento, reconhecimento de paternidade, pagamento de pensão, entre outros. Na área social, além de consultas médicas, odontológicas e oftalmológicas, os moradores podem solicitar a emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento.

O projeto vai atender comunidades ribeirinhas nos arredores de Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Poconé, Juscimeira e Distrito de Fátima.

 

Por: Da Redação