A II Conferência Regional do Idoso, nesta terça (12), lotou o auditório da Câmara Municipal com participantes de Ladário, Corumbá, Miranda, Anastácio, Aquidauana e Porto Murtinho. Organizado pela Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o evento contou com 253 idosos, além de gestores e equipes de apoio. “Com certeza saímos daqui mais fortalecidos, porque nossos idosos precisam ser valorizados, ouvidos, ser parceiros”, afirmou o prefeito. “Os idosos têm o dom de Deus, o dom da vida longa e feliz”, acrescentou.
Na abertura, grupo de dança da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Pessoas Idosas (AAPPIL) apresentou polca paraguaia. O poeta e cantor Odilon de Macedo interpretou o clássico popular “Chão de Estrelas”, enquanto o saxofonista Eury de Macedo e o violonista Jackson Arruda tocaram a valsa “Lágrimas da Virgem”. O poeta ladarense Acelino Ferreira Lima, o “Chumbo Grosso”, declamou uma de suas poesias favoritas, “Eu nasci no Pantanal”. Em seguida os idosos assistiram à palestra de Suzete Bezerra, psicóloga do Ministério Público Estadual, especializada em gerontologia social.
Foram abordados e discutidos quatro eixos temáticos:
1 – envelhecimento e políticas de estado;
2 – pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seu direitos;
3 – fortalecimento e integração dos conselhos;
4 – diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público.
“As parcerias, os programas e o envolvimento da família são fundamentais para que as políticas públicas sejam efetivadas”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Alexandre Ohara. O secretário Lamartine Costa representou o prefeito Ruiter Cunha, de Corumbá. O evento contou ainda com o pároco de Ladário, padre Celso Ricardo, a secretária de Intgegração de Políticas Sociais, Gisele Saab, e o vereador Mauro Botelho, presidente da Câmara de Ladário. A assistente social Carmem Pedroza foi a presidente da Comissão Organizadora da Conferência. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ladário)
Por: Da Redação