Ladário

Ladário 237 anos: Milhares de pessoas prestigiam desfile dos 237 anos de Ladário

 

Nem mesmo o clima quente e seco que toma conta da região fez com que a população ladarense dispersasse durante o desfile cívico- militar que reuniu 25 instituições de Ladário, Corumbá e Bolívia para homenagear a cidade aniversariante.

No palanque o prefeito José Antonio Assad e Faria juntamente com a primeira dama e Secretária Especial de Políticas e Cidadania, Gisele Maria Saab Assad e Faria receberam autoridades civis, militares, religiosas, bem como toda sua equipe de governo.

Nas calçadas da Avenida 14 de março, milhares de pessoas disputavam espaço para assistir do melhor lugar o desfile que já é tradicional durante a programação especial de aniversário da cidade, preparada pela prefeitura.

Com uma cadeira de praia posicionada rente ao meio fio em frente ao palanque das autoridades, a paulistana de nascimento, mas ladarense de coração, Maria Aparecida, mais conhecida como ‘Dona Cidinha’, chegou bem cedo para garantir o seu lugar, “ faz três anos e meio que moro em Ladário e desde o primeiro ano faço questão de assistir o desfile que cada vez fica mais bonito. Eu me considero ladarense porque amo essa terra e as pessoas que me acolheram de braços abertos. Para mim esse simbolismo cívico é muito emocionante, dá gosto de ver”, comentou Cidinha que ao ser questionada sobre sair de Ladário, respondeu enfaticamente, “ eu amo morar aqui e não tenho pretensão nenhuma de ir embora para nenhum outro lugar, eu sou paulistana, mas agora São Paulo ficará só na lembrança”.

Esbanjando alegria e sorrisos a corumbaense Lorenaide Castro, fez questão de levar toda a família para acompanhar o ato cívico- militar, “ Ladário tem nos surpreendido com a grandiosidade de seus eventos e eu que todo ano faço questão de vir assistir, percebo isso. Os ladarenses nos deixam à vontade, e isso é bom, porque podemos comemorar juntos em uma festa harmoniosa”.

Já para o senhor Pedro Alves, que há mais de 20 anos assiste ao desfile cívico militar, o significado é outro, “ vir ao desfile me faz lembrar da minha infância de quando minha mãe me preparava para desfilar, era sempre uma alegria tanto no dia do desfile quanto nos dias que o antecediam. Agora que estou na plateia me lembro com carinho do que passou e vibro com as novas gerações que com a fibra ladarense fazem bonito na Avenida 14 de março e representam muito bem a nossa cidade”.

A Marinha do Brasil abriu o desfile das forças armadas, na sequência dando início a parte cívica as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares se apresentaram. Entidades sociais convidadas também fizeram bonito na Avenida 14 de março. Finalizando o desfile a Secretaria de Educação trouxe seu quadro completo de profissionais, bem como os veículos utilizados para o transporte dos alunos da REME.

“Ladário tem muito o que comemorar, muitas vitórias na melhoria da qualidade de vida, na infraestrutura da cidade e isso é possível de ser notado pelo comportamento e pela alegria da população. Ainda temos muito o que fazer, mas há cada ano nós vemos uma Ladário melhor. Estamos de parabéns neste dia tão especial que é o aniversário da cidade”, enfatizou o prefeito José Antonio Assad e Faria.

Parcerias

A Marinha do Brasil importante aliada do município para o desenvolvimento e aumento da qualidade de vida do povo ladarense foi lembrada por todas as escolas. Milhares de crianças transformaram-se em soldados e oficiais como forma de demonstrar o carinho pela instituição, “ A nossa relação com essa cidade tão brilhante e poderosa dentro do nosso estado tem quase 200 anos, então a nossa história de parceria já é natural. Essas homenagens que nós recebemos aqui hoje nos traz várias mensagens, a primeira é que são iniciativas espontâneas. E para nós poder retribuir contribuindo para a formação, principalmente dos jovens da cidade é muito satisfatório”, comentou o contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar.

Já o prefeito da cidade de Corumbá, Paulo Duarte, vê como próspera a relação de irmandade entre os municípios, “ Quero passar para os ladarenses uma mensagem de otimismo e carinho, somos duas cidades que embora mantenham suas tradições, suas raízes e sua cultura toda própria, mantemos uma história de uma longa amizade e hoje estou muito feliz por poder vir aqui, participar desta bela manifestação popular e dar o meu abraço a todo povo ladarense”. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação