A Vale dá início na próxima semana à edição deste ano do Programa Comunidade Participativa (PCP). O programa tem por objetivo dar apoio técnico e financeiro a iniciativas sociais desenvolvidas em Corumbá e Ladário. Os projetos que receberão apoio da Vale serão escolhidos pela própria comunidade. As reuniões de apresentações do regulamento – obrigatórias para as instituições que pretendam apresentar projetos – acontecem nos dias 14 e 15. As inscrições são abertas já no dia 16.
Podem se inscrever no Comunidade Participativa associações comunitárias, de bairro, religiosas, recreativas e filantrópicas, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs) e organizações sociais legalmente constituídas há pelo menos seis meses.
São três categorias distintas. O primeiro segmento é voltado para Geração de Trabalho e Renda, com foco no acesso ao mercado de trabalho, melhoria de renda e empreendedorismo. A segunda categoria, Capacitação Profissional, tem objetivo de apoiar a formação e qualificação de pessoas nos processos produtivos.
A terceira opção é Promoção e Proteção Social, para iniciativas quem atendam necessidades de família de baixa renda, pessoas da terceira idade, indivíduos com deficiência e crianças e adolescentes em risco social, entre outros.
A reunião com as instituições interessadas acontece nos dias 14 de abril, às 14h, e no dia 15, às 16h, no Auditório do Sindicato Rural de Corumbá (Av. General Rondon, 1033, Centro). A Vale receberá as inscrições entre os dias 16 de abril e 15 de maio no Escritório Central da empresa em Corumbá (r. Cabral, 1.555, Centro).
A escolha
Os projetos serão avaliados em uma primeira etapa por comitê formado por representantes da iniciativa privada, pública e do terceiro setor. Entre os critérios para passar na pré-seleção estão o impacto social da iniciativa inscrita e a adequação à realidade local. A escolha de quais projetos receberão o apoio da empresa acontecerá em junho.
No ano passado, 17 iniciativas, que beneficiam aproximadamente 1,3 mil pessoas, receberam apoio. Ao todo, esses projetos receberam cerca de R$ 250 mil. De 2010 a 2014, o montante destinado a essas iniciativas foi de aproximadamente R$ 1,25 milhão.
Por: Da Redação