Corumbá

Corumbá conclui projeto de implantação de pórtico de sinalização turística

Um dos pórticos foi instalado na BR 262, próximo ao Buraco das Piranhas

 

Um dos pórticos foi instalado na BR 262, próximo ao Buraco das Piranhas

A Prefeitura de Corumbá concluiu em fevereiro, a instalação de pórticos de sinalização turística na BR – 262, próximo ao Posto da Policia Ambiental/Buraco das Piranhas, onde se inicia o território de Corumbá, e também na Rodovia Ramão Gomez, próximo ao Anel Viário e fronteira do Brasil com a Bolívia. A intervenção garante informações e orientações para os turistas, bem como para a própria população corumbaense e da região fronteiriça.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, os pórticos foram instalados com o recurso de um contrato de repasse de 2007 do Ministério do Turismo. “No início da atual administração o prefeito Paulo Duarte, com uma visão estratégica de recuperação dos projetos, ordenou que conseguíssemos resgatar as obras paradas junto à Caixa Econômica. Prontamente a equipe de técnicos da Fundação, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, trabalharam para captar os recursos federais que quase tiveram o tempo de execução expirado”, explicou Hélènemarie.

Com a instalação dos pórticos, Corumbá, um dos 65 destinos indutores do turismo brasileiro, melhora a segurança e facilita à mobilidade da população local e dos turistas na região, principalmente, para aqueles que chegam pela BR-262 e pela Rodovia Ramão Gomez.

Os pórticos orientam o acesso para os principais polos turísticos do Pantanal de Corumbá: a Estrada Parque Pantanal, Albuquerque, Porto da Manga e Porto Morrinho, e para o Portão Internacional de entrada e saída de turistas, a Fronteira Brasil-Bolívia.

Além deste projeto de sinalização, a Prefeitura trabalha na implantação de mais dois projetos, entre eles o de sinalização turística bilíngue para pedestre no centro histórico de Corumbá.

O projeto, na ordem de R$ 500.000,00 repassado ao município pelo Ministério do Turismo, prevê a sinalização dos atrativos da área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e seu entorno, com totens fixos com mapas e indicativos com leitura bilíngue, dos principais atrativos históricos culturais, e também de totens eletrônicos com serviço digitalizado de informações bilíngue sobre os principais atrativos históricos culturais, orientando e estimulando o visitante a vivenciar a história e a cultura local em circuitos turísticos “a pé”.

 

Por: Da Redação