Foi mais do que uma simples noite de sexta-feira. A Seresta das Mães abriu o final de semana ladarense com um clima de amor e reconhecimento. Na Avenida 14 de março, ao longo da Praça 2 de setembro, cercando o Coreto, famílias se aproximaram para prestigiar uma noite cultural que a Prefeitura de Ladário através da Fundação de Cultura em parceria com a Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres preparou para homenagear as mamães pantaneiras.
Com início às 20h, o calor humano começou a ganhar força na Avenida. As pessoas que por ali passavam, pararam para dar uma “olhadinha” no que estava acontecendo, e lá ficaram. A seresta teve duração de quase três horas. Os mais de dezesseis artistas que se apresentaram, alternados entre música, teatro e poesia, conseguiram emocionar o público que apreciava as apresentações.
Apesar de ser uma festa tradicional na cidade, a Seresta das Mães vem ganhando força ao longo dos anos. Hoje, não são apenas os adultos que participam; os jovens também se mostram interessados e, principalmente, procuram estar inseridos na programação do evento. Como exemplo, na noite de ontem, alunos do Ensino Médio da rede de ensino participou com a declamação do poema “Mãe é poder e é vida” e com o coral interpretando a música “Exemplo de Mãe”.
“Eu estou adorando esse momento de cultura em Ladário. Acho importante continuar mantendo eventos como esse, não só por ser uma festa, mas por poder estar aqui homenageando nossas mães, que são tudo nas nossas vidas”, disse Felipe Campos, 17 anos, que assistia atentamente as apresentações ao lado de sua mãe. “Trouxe meu filho para dar a ele a oportunidade de ouvir músicas boas, músicas que fizeram parte da minha juventude também. Isso é maravilhoso!”, exclamou Dona Bernadete, mãe de Felipe.
Intercalados com os artistas locais, a noite também recebeu o Coral Cidade Branca, de Corumbá; a Banda de Música Acyl da Silva Barbosa, de Ladário; cantores de Corumbá; e o Grupo de Teatro Tesouro Pantaneiro, de Ladário. Para dar um toque rústico no evento, o senhor Acylino entrou em cena e tocou o berrante. Mesmo de idade, mostrou ter mais fôlego que muitos jovens, e mais vida também.
“Foi uma noite maravilhosa. Muitos elogios surgiram. É importante que mantermos a tradição desta data, porque nossas mulheres merecem. Nossas mães são exemplos, são mulheres de fibra. E nada melhor do que uma noite especial para homenagear nossas mães pantaneiras”, avaliou a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues.
As apresentações foram encerradas com uma apresentação especial da Superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Creuza Elizabeth, que interpretou a música “Mãe”, composta pela ladarense Antonia Cavalcante do Nascimento. Com o encerramento magnífico na voz da Superintendente, o evento deixou um gostinho de “quero mais”. A próxima festa deve acontecer em junho, em comemoração ao Dia dos Namorados.
Confira parte da letra da música “Mãe”:
MÃE VOCÊ É MINHA ESTRELA GUIA, LUZ QUE ILUMINA TODO MEU VIVER! MÃE QUE LINDAS MELODIAS CANTOU ME EMBALANDO PARA EU ADORMECER!
MÃE, QUE QUANDO ESTOU COM MEDO, VEM COMO UM GIGANTE PRÁ ME DEFENDER! MATA O BICHO PAPÃO, O BOI DA CARA PRETA E O CORUJÃO!
MÃE QUE NO MEU ANIVERSÁRIO, O BOLO DE MORANGO NÃO PODE FALTAR, CHAMA OS MEUS COLEGUINHAS, FILHOS DA VIZINHA PRÁ COMEMORAR… MÃE QUANDO ESTOU COM FRIO VEM LOGO DEPRESSA ME AGASALHAR
COM O SEU JEITO MEIGO CHEIO DE CARINHO VEM ME ABRAÇAR!
Por: Da Redação