Ladário

Trabalhos do PNAIC reforçam a alfabetização na idade certa na Reme em Ladário

Evento aconteceu na sexta (09) no Clube Marisco

 

Evento aconteceu na sexta (09) no Clube Marisco

Os profissionais da educação do município de Ladário participaram da abertura dos trabalhos do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa). A proposta, de acordo com a Secretaria de Educação (SMEL), é garantir a alfabetização plena de crianças com até oito anos de idade, matriculadas regularmente na Rede Municipal de Ensino desta cidade. O evento abordou temas voltados especificamente para a formação dos alunos do 1º, 2º e 3º anos das escolas municipais, através do seminário de Linguagem e Matemática na Perspectiva do Letramento.

“Esse é um momento que não apenas marca o início dos trabalhos do PNAIC, como também traz aos professores uma maior abertura de esclarecimento, de como desenvolver as atividades junto aos alunos, que são nossos principais foco. É um grande avanço na educação, representa melhoria e qualidade o qual a rede municipal, propiciará uma melhor formação para os professores, sistematizando com módulos. O PNAIC veio agregar mais segurança, reordenando a nossa Reme para que o aluno tenha a idade certa na serie que corresponde”, falou a secretária de educação Maria Eulina Rocha dos Santos.

Os reinícios dos trabalhos do PNAIC atenderão diretamente mais de 700 alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e 30 professores alfabetizadores. Ano passado, quando foi implantado o programa, através do Governo federal, por meio do Ministério da Educação e SMEL, foram atendidos aproximadamente 936 alunos.

“Este ano, a nossa estimativa é outra, isso demonstra que os trabalhos foram correspondidos ao longo dos trabalhos durante o ano letivo. É um desafio grande, que não deve estar somente nas mãos de nossos professores, mas de todos os envolvidos direta e indiretamente na educação de nossas crianças. A nossa proposta é fazer com que os professores se vejam como verdadeiros agentes de transformação na sala de aula, onde através dessas ações, os resultados possam começar a aparecer, como no ano anterior”, diz o Coordenador Local do PNAIC Marcelo Rondon.

Na oportunidade, os professores acompanharam palestras ministradas pela professora e supervisora Técnica da Secretaria de Educação de Corumbá, Luciana Moreira Ligier, com o tema – Componente Curricular Matemática na Perspectiva do Letramento – e pelo professor Bruno Marini Bruneri, Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal, que enfatizou a Leitura Literária a partir dos Materiais do Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

 

Por: Da Redação