Os profissionais da educação do município de Ladário participaram da abertura dos trabalhos do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa). A proposta, de acordo com a Secretaria de Educação (SMEL), é garantir a alfabetização plena de crianças com até oito anos de idade, matriculadas regularmente na Rede Municipal de Ensino desta cidade. O evento abordou temas voltados especificamente para a formação dos alunos do 1º, 2º e 3º anos das escolas municipais, através do seminário de Linguagem e Matemática na Perspectiva do Letramento.
“Esse é um momento que não apenas marca o início dos trabalhos do PNAIC, como também traz aos professores uma maior abertura de esclarecimento, de como desenvolver as atividades junto aos alunos, que são nossos principais foco. É um grande avanço na educação, representa melhoria e qualidade o qual a rede municipal, propiciará uma melhor formação para os professores, sistematizando com módulos. O PNAIC veio agregar mais segurança, reordenando a nossa Reme para que o aluno tenha a idade certa na serie que corresponde”, falou a secretária de educação Maria Eulina Rocha dos Santos.
Os reinícios dos trabalhos do PNAIC atenderão diretamente mais de 700 alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e 30 professores alfabetizadores. Ano passado, quando foi implantado o programa, através do Governo federal, por meio do Ministério da Educação e SMEL, foram atendidos aproximadamente 936 alunos.
“Este ano, a nossa estimativa é outra, isso demonstra que os trabalhos foram correspondidos ao longo dos trabalhos durante o ano letivo. É um desafio grande, que não deve estar somente nas mãos de nossos professores, mas de todos os envolvidos direta e indiretamente na educação de nossas crianças. A nossa proposta é fazer com que os professores se vejam como verdadeiros agentes de transformação na sala de aula, onde através dessas ações, os resultados possam começar a aparecer, como no ano anterior”, diz o Coordenador Local do PNAIC Marcelo Rondon.
Na oportunidade, os professores acompanharam palestras ministradas pela professora e supervisora Técnica da Secretaria de Educação de Corumbá, Luciana Moreira Ligier, com o tema – Componente Curricular Matemática na Perspectiva do Letramento – e pelo professor Bruno Marini Bruneri, Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal, que enfatizou a Leitura Literária a partir dos Materiais do Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Por: Da Redação