Tradicionalmente realizado todas as sextas, esta semana, o almoço da Associação dos Aposentados e Pessoas Idosas (AAPIL), do município de Ladário, aconteceu nesta quinta-feira, 08 de maio. O motivo da transferência da data, foi por conta da festa organizada pela associação em homenagens as mães, que será comemorada no próximo domingo (11) e também para os associados, em sua maioria idosos, poderem tomar a dose da vacina contra a gripe H1N1, através da Secretária de Saúde desta cidade. O evento também é realizado em parceria com o município, através da Secretaria de Assistência Social, tendo como secretário Alexandre Ramos de Ohara.
Na oportunidade, o prefeito José Antonio Assad e Faria, afirmou que todos os anos participa dessas homenagens e que manter viva essa tradição da AAPIL é uma marca registrada não só dos associados, como também da cidade.
“Resgatar essa cultura dos almoços em conjunto só ajuda a reforçar a nossa cultura e a integração que existe entre a nossa comunidade. Sejam sempre representantes dessa convivência tão bonita entre ladarenses e corumbaenses, representantes de um povo unido e irmão. Se Deus permitir, ano que vem estaremos mais uma vez festejando com vocês”, destacou o chefe do executivo ladarense José Antonio.
A AAPPIL tem como presidente Divino Freitas, e conta hoje, com 300 associados, sendo ativos apenas 150. A meta da diretoria é fazer com que todos se interessem em participar do almoço dançante que ocorre todas as sextas-feiras na sede da associação. Cada associado paga um taxa simbólica mensal.
A associação, que está com quase 23 anos, de fundação, é a segunda casa de muitos idosos, que ali desfrutam ainda mais os laços de amizade como também respeito e convívio familiar.
“Sempre que posso estou presente. Já fui cozinheira da associação, porém, devido a problemas de saúde estou afastada, mas isso não impede de estar aqui comemorando o dia das mães com meus amigos. Nada melhor do que você ganhar um abraço e um beijo daqueles que amam a sua presença e ainda digo mais, daqueles que por ocasião acabam virando sua família”, falou Maria de Lourdes Mello da Silva (66).
Ainda o evento sorteou brindes para as mamães presentes, além de um grande bolo que adoçou ainda mais a festa em comemoração ao dia delas. “A nossa meta é essa, reunir e contagiar a todos com essa alegria inexplicável”, citou o presidente da associação.
Vacinação
A meta do município, conforme a Secretaria de Saúde, é vacinar 1,6 mil idosos, que se encaixam no grupo de risco, preconizado pelo ministério da saúde. Até o momento Ladário já imunizou 2,8 mil pessoas, o que representa 70% da meta alcançada de Ladário, que é vacinar 4.088 pessoas.
Pessoas idosas a partir dos 60 anos; crianças entre 06 meses e menores de 5 anos de idade; gestantes; profissionais da saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas: Cardíacas, hipertensas, diabéticas, pessoas com problemas renais, respiratórios, hepáticos, transplantados, obesidade mórbida, imunudeprimidos (Lúpus/HIV), Púérpuras (mulheres com ate 45 dias após o parto) devem ser imunizadas.
Por: Da Redação