Na abertura do FAS prefeito destaca evento como forma de integração entre os países participantes
O prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado da diretora-presidente, da Fundação de Cultura de Ladário, Wanessa Rodrigues, participou na noite de quarta-feira, 30 de abril, da abertura da 11° edição do Festival América do Sul, na cidade de Corumbá. O evento contou com a presença do governador do estado André Puccinellie o do prefeito de Corumbá Paulo Duarte.
“Mais uma edição do FAS, evento que tem o intuito de reunir incentivar cada vez mais a cultura dos povos da América do Sul. O mais importante do evento é reconhecer os artistas da terra e incentivar a arte e cultura, além de promover a integração entre os países participantes”, falou o chefe do executivo ladarense.
Com o tema “Sinta a arte, viva a Cultura”, o Festival América do Sul traz para o palco das Américas, artistas renomados como Erasmo Carlos, Fundo de Quintal, Paulinho da Viola, Maria Gadu e Afroreggae. Já as atrações internacionais, serão comandadas pelos artistas Ana Prada (Uruguai) Los Masis (Bolívia), Dante Ledesma (Argentina), e Lizandro Aristimuño (Argentina), além da dança, teatro, literatura, cinema, exposições de artes plásticas, artesanato, palestras e atividades paralelas.
Além disso, durante a cerimônia de abertura, os homenageados, o compositor, instrumentista e intérprete da melhor música de viola do país, conhecido nacionalmente como compositor sul-mato-grossense e defensor da cultura regional Aurélio Miranda, o Historiador e importante poeta argentino, Horácio Ferrer e o escritor corumbaense Lobivar Barros de Matos (em memória) receberam um certificado pelo reconhecimento de seus trabalhos de forma cultural no Estado e também a nível nacional e internacional.
De acordo com o governador do estado, o festival América do Sul consolidou-se como um dos eventos mais importantes do Estado e também da América Latina. “Além de reunir artistas locais, nacionais e internacionais, ajuda a divulgar as duas cidades de Ladário e Corumbá. É um evento que já faz parte do calendário turístico da região do Pantanal e com certeza, deverá ter continuidade, pois é um evento do povo pantaneiro”, destacou.
Show de abertura
O público pode acompanhar, logo após a cerimônia de abertura da décima primeira edição do Festival América do Sul, os shows de artistas, como Karina Marques, do grupo boliviano Los Masis e encerrando a primeira noite, o cantor Erasmo Carlos, que agitou o público com músicas de seu repertório que fizeram sucesso durante a Jovem Guarda.
Artista ladarense
Sebastião de Souza Brandão, mais conhecido como “Seu” Sebastião, cururueiro e mestre artesão, também marcara presença no Festival América do Sul. O artesão ministrará um workshop sobre o modo de fazer a Viola de Cocho, do acabamento à montagem.
O artista realiza em sua casa, no município de Ladário, através do Microprojetos Pantanal, por meio da Funarte, jovens com idade entre 18 e 29 anos, a maneira correta de confeccionar a Viola de Cocho por meio dos saberes tradicionais, possibilitando, às gerações presentes e futuras a preservarem o que tem de mais precioso: a memória de um povo. O projeto tem o apoio da Fundação de Cultura de Ladário.
Por: Da Redação