Ladário se consolida como um dos Carnavais mais seguros e tradicionais de Mato Grosso do Sul. Sem nenhum registro policial, o evento realizado pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura, teve como tema este ano, a Copa do Mundo, superando todas as expectativas. Resgatando o Carnaval Cultural, que teve início na cidade, trazido pelos marinheiros que aqui habitavam, como exemplo a Exposição Fotográfica, no Antigo Cine Ladário e os desfiles dos Blocos Culturais, o município recebeu 13,8 mil pessoas, entre moradores e turistas, durante as cinco noites da Folia de Momo, dentro do Espaço Folia, na Avenida 14 de Março em 2014.
Segundo a presidenta da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues a proposta é melhorar ainda mais o evento para 2015.“A cada ano que passa o carnaval de Ladário vem crescendo e atraindo mais foliões de toda a região. A participação da população ladarense é muito importante, pois a tendência é que a nossa festa fique maior e mais animada, com uma mega-estrutura para acomodar a todos os foliões que escolhem Ladário para pular o Carnaval”, disse a Wanessa.
Uma mega estrutura foi disponibilizada pela organização. Com espaço para duas mil pessoas, a arquibancada foi instalada na esquina da Rua Riachuelo com a principal Avenida da cidade, garantindo a segurança de quem acompanhou os desfiles dos Blocos Independentes e Culturais, Cordões Carnavalescos e até mesmo da Escola de Samba Pérola Ladarense, que entrou no Espaço Folia pela primeira vez.
Além disso, a Prefeitura Colocou cinco camarotes, com capacidade de até 20 pessoas por unidade. Para receber as atrações culturais locais durante o evento, foi instalado um palco com dimensões de 10x16m, com som de qualidade e alta potência. As bandas Contato, Destaque, São 04 e Tempero Tropical animaram o público com músicas como Marchinhas de Carnaval, pagode, sertanejo e axé, ritmo que predominou durante a Folia de Momo ladarense.
Saboreando as comidas típicas da região, o público contou com a Praça de Alimentação, composta por 30 barracas. Todos os comerciantes que trabalharam durante as cinco noites de Carnaval passaram por uma capacitação realizada pela Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar. Outra comodidade para os foliões foram os banheiros químicos instalados na Rua Riachuelo. Ao todo, oito banheiros divididos em quatro femininos e quatro masculinos garantiram o conforto de todos.
Fazendo a segurança do evento, a Guarda Municipal disponibilizou 18 homens da guarnição, assim, como 15 Policiais Militares e 30 seguranças privados contratados pela prefeitura, que foram acionados, onde juntos realizaram um trabalho em conjunto no Carnaval da cidade.
O Prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado pela primeira dama e Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Saab Assad Faria, participou de todas as manifestações carnavalescas que aconteceram na cidade. Ele também recebeu todas as autoridades que prestigiaram o evento da Pérola do Pantanal como o ex-governador do Estado Zeca do PT; o general-de-brigada, Pedro Paulo de Mello Braga, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira de Corumbá; ex-prefeito de Corumbá Ruiter Cunha de Oliveira; Vereadores Osvalmir Nunes da Silba (Baguá) e Emerson Pitzold e toda a sua equipe de governo.
Conforme o chefe do executivo ladarense, a Prefeitura buscará manter os avanços alcançados neste ano, focando ainda mais no resgate do Carnaval Cultural de Ladário, “queremos preservar a nossa história. O Carnaval teve início em nossa cidade. Devemos mostrar essa trajetória e estamos conseguindo desde 2009. Esse já é o 6° Carnaval da nossa administração ”, frisou.
“O evento movimentou o comércio local nas vendas formais e informais. Um evento dessa grandeza traz grandes benefícios para a economia do município, gerando emprego e renda para muitas famílias durante o período carnavalesco”, finalizou José Antonio.
Decoração
Quem pode passar pela avenida mais conhecida da cidade, se deparou com a decoração nas cores verde, amarela, azul e branco. Uma verdadeira torcida para a Seleção Brasileira, que assim, como o Carnaval de Ladário foi, será destaque durante o mundial no Brasil.
Parte da ornamentação foi feita pelas mulheres do Programa Geração de Renda. As dezessete mulheres responsáveis em levar parte dessa decoração para a avenida são as componentes da Associação Mulheres de Fibra e Geração de Renda, que participam do projeto desenvolvido pela Prefeitura através da Assistência Social e Fundação de Cultura, “Carnaval Social”.
Foram confeccionados 800 metros de flâmula, esticados ao longo do Espaço Folia; 38 bolas feitas com garrafa pet, distribuídas pelas barracas; e 10 painéis pintados à mão, ao decorrer da avenida.
Essa não foi primeira vez que a Prefeitura proporcionou trabalhos sociais com as Mulheres de Fibra. No ano passado, elas também foram responsáveis pela ornamentação do tradicional Banho de São João.
Por: Da Redação