Ladário

Exposição Fotográfica relembra antigos Carnavais em Ladário durante as cinco noites de Folia

Wilson Mendes com a sua esposa e filhas na Exposição Fotográfica

 

Wilson Mendes com a sua esposa e filhas na Exposição Fotográfica

Com o intuito de manter vivo o Carnaval Cultural de Ladário, a prefeitura, através da Fundação de Cultura, realizou durante as cinco noites de Folia de Momo, uma Exposição Fotográfica: Carnaval dos Velhos Tempos, no antigo Cine Ladário, localizado dentro do Espaço Folia, na Avenida 14 de Março.

Imagens de carnavais passados, assim, como seus personagens, que contribuíram com a exposição, verdadeiras relíquias, puderam ser vistas pelos ladarenses e visitantes. Para a presidenta da Fundação de Cultura de Ladário, Wanessa Rodrigues, a Exposição é um resgate não só da cultura, como também da história das brincadeiras de Momo na Pérola do Pantanal.

“Esse evento já é tradicional dentro da programação do Carnaval ladarense. O que mais chamou a atenção foi à presença de crianças e adolescentes que ficaram impressionados com as fantasias e os desfiles retratados nas fotos que traziam os personagens mais irreverentes que contribuíram para o crescimento do evento em nosso município”, falou Wanessa.

Nas fotos, o locutor Acyl da Silva Barbosa, na companhia da Rainha do carnaval do ano de 1972. Em sua homenagem, foi criada uma banda com seu nome no município, que se apresenta durante os eventos dentro de Ladário e também na cidade de Corumbá. Além dele, uma foto do carnavalesco João Bezerra, de Rei Momo, que até hoje, participa dos Carnavais em Ladário, com suas fantasias luxuosas e criativas.

Já para o morador do Bairro Boa Esperança, Wilson Mendes, que trouxe toda a sua família, a Exposição Fotográfica é um feito importante dentro da Folia, pois, tem a oportunidade de mostrar e contar para as filhas como ele e seus amigos desfrutavam dos antigos Bailes de Carnaval, dentro de Clubes e também do Carnaval de rua.

“A minha intenção é mostrar a elas como se brincava os Carnavais antigos, colocar a diferença, e falar da importância de manter vivo o Carnaval Cultural da nossa cidade. Nas fotos vejo alguns de meus companheiros e com certeza é difícil segurar a emoção. Afinal, relembrar é viver”, enfatizou Wilson.

O prefeito José Antonio Assad e Faria também acompanhou a Exposição Fotográfica: Carnaval dos Velhos Tempos, juntamente com a primeira dama e Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Saab Assad Faria e a sua mãe. “Todos esses personagens que estão nas fotografias fazem parte da história de Ladário e também contribuíram para o crescimento do Carnaval de nossa cidade, o destaque é merecido”, indagou.

 

Por: Da Redação