Mantendo o compromisso da administração do prefeito José Antonio Assad e Faria, a Secretaria de Assistência Social foi a segunda a apresentar o funcionamento da pasta à equipe de governo do poder executivo. O encontro aconteceu por meio da Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania – SEMIPS, na sede do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) no começo da semana.
Foram colocados os avanços proporcionados pela Assistência Social, assim como, os projetos a serem realizados em 2014. “É um momento o qual reunimos toda a nossa equipe para colocar os nossos trabalhos transparentes e explicar como funcionam as nossas ações dentro de Ladário”, falou o secretário da pasta Alexandre Ramos de Ohara.
Dando inicio ao encontro, Alexandre, destacou que em 2014, o foco dos trabalhos serão referentes ao abuso sexual e violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, assim como pessoas com deficiência, na região de Ladário, através do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social).
A Assistência Social trabalha em cima da Proteção Básica, Média e de Alta Complexidade das famílias ladarenses. Dentro desses programas, cada equipe abrange a identificação da população que necessita dos serviços socioassistenciais; conscientização dos usuários sobre obtenção de direitos sociais, fortalecendo a autoestima da população da região, além de esclarecer e informar a população através de palestras educativas.
Já o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) responsável pela oferta de serviço da proteção social básica do SUAS, nas áreas de vulnerabilidade e risco social nos territórios, vai trabalhar este ano, através de Projetos que serão levados aos bairros de Ladário, incluindo a área de proteção Ambiental do Assentamento 72, na Zona Rural, assim como a Casa de Acolhimento, onde são realizados serviços para 16 pessoas, entre crianças e adolescentes, que se encaixam nos trabalhos de Alta Complexidade.
Participaram do evento, o prefeito José Antonio Assad e Faria, assim, como a primeira dama e Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Saab Assad Faria; secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos; presidenta da Fundação de Cultura Wanessa Rodrigues; Superintendente da Casa da Cidadania, Justiça e Inclusão Social, Jane Contu; secretário de Saúde Cleber Colleone e toda a equipe da Assistência Social.
Por: Da Redação