Corumbá

Prefeitura de Corumbá faz entrega de mais uma academia de ginástica ao ar livre

Mais uma academia de ginástica ao ar livre entregue em Corumbá

 

Mais uma academia de ginástica ao ar livre entregue em Corumbá (Foto: Kleverton Velasques)
Academia foi entregue na tarde de ontem e contribui por uma vida mais saudável da população (Foto: Kleverton Velasques)

A população corumbaense está ganhando mais espaços para prática de atividades esportivas. No final da tarde da terça-feira, 18, o prefeito Paulo Duarte fez a entrega da academia de ginástica ao ar livre implantada na Praça São Francisco, localizada na Avenida Rio Branco, via que se tornou ponto de encontro dos praticantes de caminhadas nas primeiras horas da manhã e nos finais de tarde. E hoje, quarta-feira, o Chefe do Executivo faz a entrega de uma outra academia, no Complexo Poliesportivo Lucílio de Medeiros.

Esta foi a terceira academia ao ar livre entregue por Duarte. A primeira comunidade atendida foi do conjunto habitacional Ana Brites, no Guató. Em seguida, a Prefeitura levou a mesma benfeitoria para a Nova Corumbá. Agora, o equipamento vai atender um grande número de pessoas que praticam atividades esportivas ao lon go da Avenida Rio Branco.

Estas academias estão sendo implantadas em parceria com o Governo Federal. Integram um convênio firmado pela Secretaria de Saúde com o Ministério da Saúde. São dotadas de aparelhos para crianças e adultos, inclusive para portadores de deficiências. A da Praça São Francisco, por exemplo, é classificada como academia para a terceira idade e conta com um aparelho específico para cadeirantes.

“Trata-se de um equipamento importante que vai permitir a prática de atividades esportivas por parte da população que sempre terá um profissional acompanhando os exercícios. São aparelhos importantes que vão contribuir para que tenhamos uma Corumbá mais saudável, conforme é o pensamento do nosso prefeito”, destacou Dinaci Ranzi, secretária de Saúde.

Ela lembrou que este projeto integra uma parceria da Saúde com a Secretaria de Educação e com a Fundação de Esportes de Corumbá. “Vamos trabalhar juntos e conclamamos todas as pastas a participar desse projeto que visa melhorar a qualidade de vida da nossa população”, explicou

A academia entregue pelo prefeito ontem é composta por 11 aparelhos: surf, rotação dupla vertical, rotação vertical para cadeirantes, desenvolvimento, pressão de pernas, alongador, multi exercitador, simulador de caminhadas, simulador de remo, simulador de cavalgada e esqui.

O diretor-presidente da Fundação de Esportes, Elvécio Zequetto, comentou que a academia, além de atender grande parcela da população, será de extrema importância para ampliar ainda mais o programa Corumbá Saudável, desenvolvido pela Funec. “É mais um equipamento importante que está nos permitindo ampliar as políticas públicas voltadas para a população, na área do esporte e lazer”, citou.

Bem recebido

E o novo equipamento foi bem recebido por um grupo de senhoras que integram o programa Corumbá Saudável. Acompanhadas da professora Eliegy Ferreira, elas foram as primeiras a praticar exercícios na academia. E aprovaram. “A gente faz caminhadas e teremos aqui, um espaço para exercícios mais específicos. São tantos aparelhos que a agente nem vê a hora passar”, comemorou Maria do Carmo Martins, 53 anos.

Quem também elogiou o novo espaço foi Rosana Cardoso, 53 anos. “Ótimo. A gente começa com uma caminhada e depois vem pra cá, para fazer os exercícios. Isto é mais saúde. Se todos fizessem um pouco de exercício, seria muito bom”, observou.

Para a professora do grupo, Eliegy Ferreira, a academia inaugurada ontem, vai contribuir para que as pessoas, principalmente mais idosas, saiam de vez do sedentarismo. “Estes aparelhos trarão m ais benefícios para as pessoas que praticam caminhadas aqui. Vai ser bom para o nosso programa, já eu vamos poder intercalar caminhadas com exercícios nestes aparelhos”, disse, afirmando ser a favor da implantação de mais academias como esta, “mas em pontos chaves. Não pode ser em todos os lugares. Se não, as pessoas não iriam caminhar, in do direto para os aparelhos”, finalizou.

 

Por: Da Redação