A Prefeitura de Ladário, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, finalizou nesta sexta-feira, 17 de janeiro, a limpeza na região do Porto Ecológico de Ladário. Segundo o Secretario, Jorge de Castro, ações como essas devem acontecer periodicamente.
“Devemos preservar a história da cidade. Um local turístico tem que estar adequado para receber seus visitantes. O Porto Ecológico é sem dúvidas, um dos pontos mais procurados pelos turistas e moradores desta localidade”, falou De Castro.
Durante dois dias, oito homens ficaram responsáveis pela roça mecanizada e manual, além de recolher lixos que são jogados a beira do Rio Paraguai. “Essa é uma situação que não pode acontecer, é crime. Temos que preservar essa ação”, completou o secretario da pasta.
Para moradores como Adolfo Pereira Mendes, conhecido como “Pneu Velho”, que habita a região Portuária de Ladário, há mais de 30 anos, a limpeza do local tem que ser mantida e a população tem que colaborar e denunciar as pessoas responsáveis em jogar o lixo. O morador também lembra que com a limpeza, ajuda a combater a dengue.
“Sempre que posso, cobro essas ações, é uma satisfação ver esse local que também é à frente de minha residência toda limpa. Afinal, Ladário tem muitos atrativos turísticos, e o Porto Ecológico, é o mais importante, temos que ter a consciência de mantê-lo limpo sempre. Aqui além da história da nossa cultura, abriga as minhas lembranças e ajuda a prevenir contra a dengue, doença séria e que pode matar”, afirmou Adolfo.
Na próxima quarta-feira, 22 de janeiro, o Prefeito José Antonio Assad e Faria, juntamente com o Secretário de Obras, participará de uma reunião com a equipe da empresa mineradora Vale. Em pauta estará à entrega do projeto da revitalização da Orla Portuária do município.
História
Nos tempos áureos de comércio, aqui aportavam navios como o Fernandes Vieira, trazendo mercadorias importadas pela hidrovia do rio Paraguai, o meio mais utilizado de transporte entre essa região e as grandes metrópoles brasileiras.
Ladário possui o único terminal multimodal do Centro-Oeste, com acesso ferroviário, rodoviário e pela hidrovia do rio Paraguai. Por essas qualidades a revitalização do Porto de Ladário deve abrir uma nova e gloriosa página na história do povo ladarense, que caminha destemidamente rumo ao desenvolvimento sustentável.
Por: Da Redação