As escolas da Rede Municipal de Ensino localizadas na área urbana de Corumbá estão colocando em prática uma inovação para as matrículas do ano letivo 2014. A inscrição nas unidades educacionais está sendo realizada através da internet a exemplo do que já ocorre nas escolas estaduais. As vagas disponíveis são para Educação Infantil (somente Pré-escola), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os pais ou responsáveis devem realizar a pré-matrícula digital quando: o aluno for novo na Rede Municipal de Ensino; esteja interessado em transferir-se de unidade escolar; for aprovado e a unidade escolar em que estude não ofereça o ano subsequente da mesma etapa de ensino; for aluno que não renovou sua matrícula na própria escola no prazo estabelecido; ou for aluno desistente.
O procedimento iniciou no dia 23 de dezembro e segue até o próximo dia 07 de janeiro através do site da Prefeitura Municipal de Corumbá (www.corumba.ms.gov.br), no link “Pré-Matrícula Digital”.
O formulário on-line possibilita aos pais o preenchimento de até três opções por escolas da Rede Municipal. Caso ocorra a inexistência de vaga na unidade escolar indicada na pré-matrícula, o Sistema de Matrícula Digital encaminhará o candidato para outra unidade escolar mais próxima da sua residência e que ofereça a vaga pretendida.
O formulário ainda traz perguntas sobre a realidade onde o candidato a uma das vagas está inserido como, por exemplo, demandas por necessidade especiais. São informações que balizarão ações de planejamento da Secretaria de Educação e da própria escola.
Depois de preencher o formulário on-line, os pais deverão conferir a lista de designações que será publicada no dia 14 de janeiro no Diário Oficial do Município e também ficará disponível nas escolas. A relação de documentos necessários para a confirmação de matrícula é a seguinte: I – Certidão de Nascimento / Casamento; II – Documento de Identidade dos pais ou responsáveis legais; III – CPF dos pais ou responsáveis legais; IV – Comprovante de Residência; V – Documento de Transferência (quando necessário); VI – Histórico Escolar (quando necessário); VII – Laudo Médico para estudantes com necessidades específicas; VIII – Carteira de Vacinação (para a Educação Infantil); IX – Documento de Permissão emitido pela Polícia Federal, quando estrangeiro.
A confirmação das matrículas ocorrerá durante a segunda quinzena de janeiro, entre os dias 15 e 31. Mas, é importante frisar que para cada aluno haverá um dia determinado para a confirmação da matrícula, seguindo um cronograma definido na listagem de designações, ou seja, o pai ou responsável terá que procurar a secretaria da escola onde seu filho foi pré-matriculado no dia estabelecido pela designação, e não em qualquer um do período.
Para aqueles que já são alunos da REME, a matrícula on-line não será necessária, basta apenas eles confirmarem a intenção de permanecer na referida unidade escolar. O ano letivo na REME começa no dia 05 de fevereiro.
Por: Da Redação