Corumbá

Sindicato Rural de Corumbá e parceiros promovem mais três cursos

Curso de bovinocultor de leite (Foto: Divulgação)

 

Curso de bovinocultor de leite (Foto: Divulgação)
Reunião dos parceiros do Pronatec (Foto: Divulgação)

Parceria do Sindicato Rural de Corumbá com a prefeitura, por meio do Cras (Centro de Referência e Assistência Social), Famasul (Federação de Agricultura de MS) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), garante a oportunidade de inclusão profissional aos pequenos produtores rurais e moradores urbanos do município, com a realização de diversos cursos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

No próximo dia 16 de setembro serão iniciados três cursos técnicos, com 200 horas de carga horária e 15 vagas por período, capacitando os produtores das seguintes localidades: distrito de Albuquerque (preparador de doces e conservas) e os assentamentos Paiolzinho (agricultor familiar) e Taquaral (bovinocultor de leite). O sindicato rural tem participação efetiva nesse programa, através do seu presidente, Luciano Leite, e da mobilizadora Joelma Lima.

“Nosso compromisso é com o meio rural, seja grande ou pequeno produtor, e estamos cumprindo o papel de formar mão de obra qualificada para atuação em várias atividades com importância econômica e também social, sobretudo na agricultura familiar e em sua maioria dentro dos assentamentos”, destacou Luciano Leite. Este ano, com o apoio dos parceiros, o sindicato pretende cumprir a meta de 100 cursos técnicos e profissionalizantes em Corumbá.

O que é o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Os programas voltados à qualificação profissional e incremento à atuação no campo colaboram para a disseminação do conhecimento, acesso às novas tecnologias e aumento da produção agropecuária. O Senar pretende realizar cerca de 110 cursos este ano no Estado.

 

Por: Da Redação