Estado

Sebrae lança amanhã no MS Prêmio Prefeito Sebrae Empreendedor

 

O lançamento oficial da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor acontece nesta sexta-feira, 16 de agosto, às 11 horas, na sede da Assomasul, em Campo Grande. “O prêmio serve para conhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos, principalmente com projetos que visam o desenvolvimento dos pequenos negócios no município”, ressalta Jorge Tadeu Veneza.

O evento faz parte da programação do Seminário Município Empreendedor, realizado das 9 às 17 horas, com a presença de representantes das prefeituras das 79 cidades do Estado. Na ocasião, estarão em debate temas como a desburocratização na abertura de empresas e as compras públicas como indutora do desenvolvimento territorial.

O objetivo do Seminário é sensibilizar os gestores municipais quanto à Lei Geral, que prevê tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas como forma de fomento à economia local.

As normas já foram implantadas em 18 municípios, o que beneficiam quase 55 mil empresas, geradoras de 360 mil empregos. O número de empreendimentos em locais com a Lei Geral implementada representa pouco mais da metade do total do Estado; e os empregos quase 70% do montante gerado no MS.

A premiação

Criado em 2001 e idealizado pelo Sebrae, o Prêmio Prefeito Empreendedor tem o objetivo de firmar o tema do desenvolvimento econômico e dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, valorizando iniciativas pioneiras desenvolvidas pelas prefeituras.
Os trabalhos inscritos devem focar uma ou mais áreas de atuação a seguir: planejamento e infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social local, desburocratização, formalização da economia local, política tributária para os pequenos negócios, compras públicas locais, acesso a inovação e tecnologia, representação, cooperação e associativismo, acesso a crédito e serviços financeiros, capacitação e empreendedorismo, promoção do desenvolvimento rural e Lei Geral Municipal.

Entre as novidades dessa edição estão as categorias de projetos que exploram as oportunidades geradas aos pequenos negócios pelos grandes eventos esportivos e os trabalhos que estão em fase de desenvolvimento pelos prefeitos que assumiram recentemente as suas funções.

 

Por: Da Redação