Corumbá

“O Pantanal é Aqui” recebe crianças da Apae e do Moinho Cultural

Alunos da Apae mostraram bons conhecimentos nas questões do Quiz Pantanal

 

Crianças da Apae se divertiram na caixa sensorial com imagens do pôr do sol e canto de pássaros (Foto: Vinicius Boaventura)
Alunos da Apae mostraram bons conhecimentos nas questões do Quiz Pantanal (Foto: Vinicius Boaventura)

Crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano foram as primeiras a visitar a Exposição “O Pantanal é Aqui”, aberta desde domingo, na Casa Vasquez & Filhos, no Porto Geral. Trata-se de uma realização do Instituto SOS Pantanal, com parceria do Instituto Homem Pantaneiro (IHP). A exposição vai até sexta-feira, 24 de maio, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30.

Construída em 1898 e fundada em 1900, a Casa Vasquez & Filhos era sede de uma empresa de importação e exportação dos irmãos Miguel, Francisco e Agostinho Vasquez. Passou depois a pertencer a Agripino de Oliveira Lima Filho para uso familiar. Restaurada em 2007, hoje é a sede do Memorial do Homem Pantaneiro, mantido pelo IHP.

Os alunos mostraram muito interesse em entrar na caixa sensorial, que mostra o pôr do sol do Pantanal, acompanhado do ruído do canto dos pássaros e do aroma da flor da laranjeira. Participaram do quiz, um divertido jogo de conhecimentos com respostas de múltipla escolha para questões sobre o Pantanal. “Eles mostraram bons conhecimentos no teste do quiz”, observou a acadêmica de Biologia da UFMS, Fernanda Sandim, uma das monitoras do IHP. “Gostei muito de entrar na caixa que mostra imagens do Pantanal”, afirmou o aluno da Apae, Raian Victor., A Apae enviou um ônibus com 25 alunos pela manhã e outros 25 no período da tarde.

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, que conta com 360 beneficiários em aulas de dança e música, e tem a Vale como principal parceira, iniciou suas visitas monitoradas em grupos na segunda-feira e prossegue até sexta. Estudantes do Colégio Dom Bosco participaram da visita monitorada nesta terça-feira.

A exposição, com caráter educativo, tem entrada gratuita e é aberta ao público em geral. Estão agendadas visitas monitoradas de escolas públicas e privadas, exibição de fotos e vídeos da Expedição Pantanal 2011, feitos por Fabio Pellegrini, além de imagens cedidas pelo fotógrafo José Sabino, da Natureza em Foco, que realizou a exposição Biomas do Brasil durante a Rio+20. Também há trabalhos do fotógrafo Adriano Gambarini, renomado profissional especializado em documentar áreas remotas e apaixonado pelo Pantanal. Gambarini é autor fotográfico de livros de arte e também escreve para o blog da National Geographic, desde o início da revista no Brasil.

Também são parceiros da ação a Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Toyota do Brasil, Toyota, Rede de Supermercados Comper, Prefeitura de Corumbá e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus Pantanal). (Assessoria de Imprensa/Nelson Urt)

 

Por: Da Redação