Corumbá

Câmara de Corumbá se solidariza com movimento dos policiais militares

 

Os vereadores corumbaenses foram unânimes em manifestar o apoio ao movimento dos policiais militares de Corumbá por melhores salários e condições de trabalho. O diretor regional do Sindicato de Cabos e Soldados da PM/BM, Adamor Abreu Oliveira, teve seu espaço no plenário da Casa, na sessão desta terça-feira, quando fez uma explanação da real situação dos militares.

“A questão da segurança pública na fronteira, que deixou de ser prioridade para o governo, tem sido constantemente debatido nesta Câmara”, disse o presidente do Legislativo, vereador Marcelo Iunes (PSD), acrescentando que desde a legislatura passada tem cobrado, por meio de requerimentos, a efetiva transformação da companhia da PM em Corumbá em batalhão, já criado.

O dirigente sindical, em sua fala, relatou que a situação da PM na região é degradante, onde as viaturas rodam com dez litros de gasolina e o efetivo se resume em 130 homens. “O governo está nos enganando, nos fazendo de palhaços”, disse Adamor Oliveira, convidando os vereadores e a população para a passeata da categoria pelo centro da cidade, nesta quarta-feira, a partir das 9h30.

Moção de apoio

A vereadora Cristina Lanza (PT) propôs a realização de uma nova audiência pública sobre segurança pública, englobando todas as esferas e com a presença do secretário estadual de Segurança, Vantuir Jacini, para, novamente, cobrar um contingente diferenciado para a fronteira. Para o vereador Roberto Façanha (PMDB) o índice salarial dado pelo governo aos servidores, de 5%, “é insignificante”.

“Nossa polícia está sem estrutura enquanto os criminosos se armam”, criticou o vereador Tadeu Vieira (PDT), enfatizando a importância de dar atribuição à Guarda Municipal de força auxiliar ao aparelho de segurança pública. “O comando de voces não está do lado desse movimento justo, mas a população está. Tenham também o apoio desta Casa de Leis”, completou o vereador, 1º secretário da mesa-diretora.

Também se solidarizaram com os grevistas os vereadores Evander Vendramini (PP), Boxexa Amaral (PHS), Yussef Salla (PDT), Antonio Sabatel (PSD), João Lucas Martins (PP), Carlos Alberto Machado (PT), Mohamad Abdallah (DEM) e Salatiel Francisco (PDT). Ao final da sessão, a Câmara aprovou, por unanimidade, moção de apoio à Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros.

 

Por: Da Redação