Corumbá

Valorização da cultura corumbaense e economia criativa do Carnaval ganham espaço

Marcela falou sobre como surpreender os visitantes, trabalhando com a emoção (Foto: Luiz Henrique/Agência Sebrae)

 

Marcela falou sobre como surpreender os visitantes, trabalhando com a emoção (Foto: Luiz Henrique/Agência Sebrae)
Bruno Felippo falou sobre Economia Criativa do Carnaval (Foto: Luiz Henrique/Agência Sebrae)

O segundo dia do Fórum Regional de Desenvolvimento levou para Corumbá especialistas nacionais nas áreas de Economia da Experiência e Economia Criativa do Carnaval. Nesta sexta-feira (26), às 8 horas, a coordenadora do Projeto Tour da Experiência, Marcela do Nascimento, falou sobre como surpreender os visitantes, trabalhando com a emoção.

“Há o desafio de inovar, já que o cliente que retornar ao lugar espera sempre algo diferente, novo”, diz. Segundo ela, para isso, o empresário deve promover a integração do turista aos elementos típicos da região. “Pode ser feita através da história, cultura, produtos locais da gastronomia, artistas, músicos, produtos locais; enfim, experiências únicas aliadas a ideias originais”, explica.

Às 9h30 foi a vez dos participantes conferirem o Painel Economia Criativa do Carnaval, que trouxe Bruno Felippo, especialista na temática. “Devemos desmontar essa ideia de que a escola de samba tem que gastar muito para ser competitiva”, garante.

Felippo citou o caso da Unidos da Tijuca, campeã do carnaval 2012 do Rio de Janeiro, que, segundo ele, se reinventou graças à criatividade do carnavalesco Paulo Barros, garantindo o título mesmo com menos recursos que algumas concorrentes. “Investir não significa muito dinheiro, mas capital bem aplicado e amparado por planejamento e gestão. Quem trabalha nesta área tem que buscar a equação que alie paixão com a parte racional”, conclui.

Economia

De acordo com pesquisa da Fecomércio-MS, o período do Carnaval movimentou cerca de R$ 9 milhões neste ano, em Corumbá, mobilizando de 25 mil a 35 mil pessoas na cidade.

O estudo aponta ainda que os turistas gastaram em média R$ 237 por dia, fora hospedagem e a população da cidade média de R$ 92. Segundo o levantamento, no comércio houve acréscimo de 17,3% nas vendas e mais de 1,2 mil famílias encontraram uma ocupação temporária no período, sendo que escolas de samba e blocos empregaram em torno de 800 colaboradores. Somente os ambulantes movimentaram cerca de R$ 400 mil.

Desenvolvimento territorial

O Fórum Regional de Desenvolvimento é realizado pelas seguintes entidades que compõem o Sistema “S”: Sebrae, Sistema Fiems (Sesi e Senai), Sistema Fecomércio (Sesc e Senac) e Sistema Famasul (Senar).

O evento, que teve início nesta quinta-feira e termina hoje, no Centro de Convenções do Pantanal, conta com o apoio da Assomasul, Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, Banco do Brasil, BID, Fomin, Caixa Econômica Federal, MS Sem Fronteiras, TCE/MS e Prefeitura Municipal de Corumbá. A programação completa encontra-se no site www.ms.sebrae.com.br. (Agência Sebrae)

 

Por: Da Redação