Ladário

Fumacê percorre as ruas de Ladário para combater a dengue

A medida está sendo tomada para reduzir a proliferação do mosquito (Foto: Marcus Vinícius Boaventura)

 

População deve abrir as janelas para entrada do inseticida, que não prejudica a saúde dos humanos (Foto: Marcus Vinícius Boaventura)

A prefeitura de Ladário através da Secretaria Municipal de Saúde intensifica o “fumacê” nos bairros da cidade para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. A passagem dos agentes para borrifação manual é uma das principais armas para acabar com o inseto que circula pela cidade.

A medida está sendo tomada para reduzir a proliferação do mosquito e para isto, a secretaria de saúde disponibiliza apoio técnico e pessoal para cada bairro da cidade.
As avaliações para contemplar os bairros são feitas tendo como base os casos de dengue notificados nos postos de saúde, número de imóveis e recente limpeza urbana com foco na eliminação dos criadouros.

O Secretário de saúde Cléber Colleone alerta que para que os agentes cheguem até a localização indicada, é necessário que seja feita a notificação dos casos e lembrou que “ o fumacê é aplicado por nove quarteirões em torno de onde o caso foi notificado, para que se tenha certeza que não haverá proliferação naquela área”.

O inseticida utilizado na borrifação tem duração de cerca de quatro horas, agindo diretamente no extermínio do mosquito adulto. Para ter o melhor aproveitamento durante a passagem do fumacê, é recomendável que os moradores deixem as portas e janelas abertas durante a passagem dos agentes.

Colleone ainda afirma que “quando os agentes estiverem passando, a população deve deixar a casa toda aberta para que o inseticida entre. Apesar do cheiro forte, a fumaça não é prejudicial para as pessoas, só tem a função de matar os insetos.” (Assessoria de Imprensa PML)

 

Por: Da Redação