Corumbá

Mostra retrata um pouco da administração de Ruiter em Corumbá

Drenagem no Bairro Nossa Senhora de Fátima, um dos primeiros desafios retratado por Boaventura

 

Drenagem no Bairro Nossa Senhora de Fátima, um dos primeiros desafios retratado por Boaventura

O repórter fotográfico Marcos Boaventura utilizou a sua principal ferramenta para retratar um pouco da administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) à frente de Corumbá nos últimos anos. Com um acervo fotográfico de mais de 86 mil fotografias, ele escolheu 200 e, desde ontem à noite, segunda-feira, está apresentando seu trabalho ao público, na Mostra Fotográfica “Corumbá 2005 – 2012: transição para o século XXI”.

A exposição acontece no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, e está aberta ao público até o dia 09 de novembro. A abertura aconteceu na noite de segunda-feira (05) e contou com a presença do prefeito Ruiter Cunha, que se emocionou ao relembrar, por meio das imagens fotográficas de Boaventura, fatos ocorridos antes mesmo da sua posse, em janeiro de 2005.

No final de dezembro de 2004, Corumbá foi castigada por uma forte chuva que causou inúmeros problemas à comunidade residente em regiões carentes de infraestrutura. Ruiter tomaria posse em 1º de janeiro. Antes, porém, visitou os bairros atingidos pela chuva, conversou com moradores e sentiu de perto os problemas que enfrentaria a partir do início da sua administração.

E os problemas continuaram com a continuidade das chuvas. O prefeito continuou suas visitas aos bairros da cidade, acompanhado de sua equipe de Governo, buscando alternativas para resolver, mesmo que de forma paliativa, os problemas enfrentados. Ao mesmo tempo, orientou sua equipe a preparar projetos no sentido de viabilizar parcerias junto aos governos estadual e federal, para execução de obras necessárias para acabar com as inundações.

Uma família visitada por Ruiter foi a de Ramona Damásio da Silva. Ela residia no Cravo Vermelho III, junto com o filho pequeno, Lucas, e teve sua moradia invadida pelas águas. Hoje, Ramona e o filho moram em casa própria, mais confortável, e livre de inundações.

Boaventura registrou a visita de Ruiter e, passados praticamente 12 anos, localizou Ramona da Silva que, hoje, reside no conjunto habitacional PAC – Casa Nova, construído por Ruiter em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento. Ramona esteve na abertura da mostra e, ao lado do filho, aluno do Clio Proença, entregou uma lembrança ao prefeito: a foto dela e do filho no novo lar.

O momento emocionou o prefeito que agradeceu a homenagem prestada pelo repórter fotográfico. Disse que, por meio da mostra, está sendo possível reviver fatos ocorridos anos atrás, e o que foi feito para solucionar problemas como o de Ramona da Silva. Observou que tudo que foi retratado por Boaventura, “é o que Corumbá merece ter”, e que tem certeza de que as melhorias continuarão acontecendo com o novo prefeito Paulo Duarte e com sua vice, Márcia Rolon, presente ao evento. Lembrou que as realizações dos últimos anos teve participação dos parceiros e de sua equipe de governo.

Homenagem

Marcos Boaventura informou que a decisão de preparar a mostra fotográfica foi uma forma de homenagear o prefeito pelas realizações em Corumbá nos últimos anos. “Foram obras importantes que transformaram a cidade. O difícil foi escolher estas 200 fotos em um acerco de mais de 86 mil. São imagens que retratam os problemas enfrentados pelo prefeito no início da sua primeira gestão, as obras executadas por ele para solucionar estes problemas, além de imagens dos programas e projetos importantes como o Prefeito Presente, Se Essa Rua Fosse Minha, Povo das Águas, entre outros”, disse.

Segundo marcos, a sua intenção foi mostrar as “grandes mudanças dos últimos anos em Corumbá, tanto no setor de infraestrutura, como na educação, saúde, lazer, habitação. Nos últimos anos vimos nossa Corumbá crescer. O nosso Arraial do Banho de São João agora é Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul. Temos o maior carnaval do centro-oeste brasileiro. Nossas festas são as mais belas, as mais animadas”, reforça.

“Com minhas lentes – continuou – acompanhei muitas dessas transformações. Fiz o registro de várias passagens importantes destes oito anos de mandato do prefeito Ruiter. A ideia de expor todo o meu trabalho e mostrar a partir das fotografias o quanto a cidade mudou nos últimos anos, surgiu da nossa grande e saudosa amiga Heloísa Helena da Costa Urt, a eterna dona Helô. Certo dia, em dezembro de 2010, ela virou pra mim e perguntou: o que você vai fazer com todo esse arquivo de fotos depois que o Tuiter deixar a prefeitura? Aproveita e faz uma exposição com elas”.

Disse que ficou com a ideia na cabeça e confessou que, após tomar a decisão, “não foi fácil escolher quais fotos expor. Peguei o meu acervo, que contam com mais de 86 mil fotos, e tive de escolher apenas 200. São elas que retratam momentos importantes destes oito anos, não apenas do lado físico, mas também a parte humana do prefeito. Pude ver o carinho que as crianças têm com o prefeito Ruiter; a atenção que ele dava para a população durante as edições do Prefeito Presente; a emoção que ele sentia ao ver as famílias mais necessitadas”, revelou.

 

Por: Da Redação