A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) assinou ordem de serviço autorizando contratação de projeto de monitoramento arqueológico para acompanhamento de obras de abertura de valas no entorno da área do sítio arqueológico em Corumbá. O investimento é próprio, da ordem de R$ 14 mil, e será utilizado no monitoramento das obras da Sanesul do segundo lote de ampliação do sistema de esgotamento sanitário (SES), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no valor de R$ 10,1 milhões.
A região beneficiada com as obras do PAC que terão monitoramento é o Centro, no quadrilátero formado pelas ruas Cuiabá, Frei Mariano, rua 15 de Novembro até o Porto. Como a rede de esgoto está sendo implantada em área tombada, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) solicitou à Sanesul que fizesse o monitoramento arqueológico, de forma a proteger os monumentos da região. O técnico contratado tem prazo de 120 dias para entrega do projeto.
O segundo lote de obras do PAC, microssistema A, engloba a implantação de 52,2 mil metros de rede coletora de esgoto, execução de 3.567 ligações domiciliares de esgoto e trabalho social com as famílias atendidas.
Por: Da Redação