Estado

Projeto da UFMS incentiva a robótica em Mato Grosso do Sul

 

A ciência, a tecnologia e a inovação estão cada vez mais buscando espaço dentro das empresas, órgãos de fomento e pesquisa, e instituições de ensino no Brasil. Quanto a isso, a UFMS vem fazendo sua parte de forma exemplar. O projeto Interciências está desenvolvendo junto à comunidade sul-mato-grossense ações para ciências, computação e matemática, ainda na Educação Básica.

Coordenado pelo professor da Faculdade de Computação da UFMS, Edson Matsubara, o subprojeto Destacom – Despertando Talentos em Computação – tem como objetivo identificar estudantes com interesse e talento em Computação e áreas afins, motivando-os a seguirem nessa área por meio de atividades práticas.

Inicialmente são oferecidas oficinas a professores de escolas públicas do Estado, com treinamentos e introdução à robótica e ambientes de programação. “Nessas oficinas trabalhamos com programação e construção de robôs de baixo custo, conceitos de lógica de programação para a criação de jogos e animações, além dos microcontroladores, que podem ser utilizados, por exemplo, em semáforos, chocadeiras, automações domésticas, entre outros”, explica Edson.

Em seguida, os ensinamentos são repassados aos alunos dessas escolas e instituições. Até o momento já foram desenvolvidas atividades do Destacom com professores e alunos de Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Iguatemi, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

O Destacom promove também a participação dos alunos em competições de robótica, entre elas, a fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Para saber mais informações sobre o Destacom, acesse o site http://destacom.ufms.br ou envie e-mail para destacom@facom.ufms.br.

Incentivo à robótica

O coordenador do Destacom esteve na Fundect na última sexta-feira (23) onde participou do lançamento e assinatura do Programa “Despertar Talentos em Tecnologia da Informação utilizando a robótica como Ferramenta de Ensino nas Escolas Públicas de Mato Grosso do Sul”.

O Programa será financiado com um valor de 100 mil reais pela Emenda Parlamentar 2836/2011 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Também participaram do lançamento, Marcelo Turine, diretor-presidente da Fundect, Felipe Dias, da Superintendência de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Fábio Costa, reitor da UEMS, Edna Antonelli, da Unidade Especial de Criação e Inovação da Prefeitura Municipal de Campo Grande, e Fábio Trad, deputado federal.

 

Por: Da Redação