Corumbá

Prefeitura de Corumbá e IFMS firmam convênios para capacitação técnica

 

A Prefeitura de Corumbá assina nesta terça-feira (20) convênio com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) para a realização de cursos técnicos e de capacitação para os servidores do Município. Também haverá a cerimônia de abertura das atividades dos Cursos de Educação à Distância (EAD 2012). O evento ocorrerá às 19h30 no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, no Porto Geral.

Durante o encontro desta terça-feira será realizada uma palestra com a pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação do IFMS, a professora doutora Marcelina Teruko Fujii Maschio, que vai tratar sobre “A Educação à Distância na Rede Federal”. O convênio que será assinado entre as duas instituições vai proporcionar a realização de cursos para servidores do Município por meio da modalidade à distância, além de capacitações abertas à toda a população da região. Nos convênios de cooperação, estão as obrigações do IFMS e da Prefeitura de Corumbá.

Ao Instituto Federal cabe, entre outras, as funções de monitorar o funcionamento e a qualidade dos Pólos Avançados instalados na região, além de realizar a coordenação pedagógica do curso implantado no municio, garantindo a qualidade necessária para a boa formação dos alunos.

Entre as obrigações do Município estão a ampla divulgação dos cursos técnicos ofertados por meio do convênio, bem como disponibilizar local apropriado e materiais a serem utilizados, além de indicar um servidor público efetivo para atuar como tutor dos cursos ofertados. A Escola municipal Cyríaco Félix de Toledo será o Pólo Avançado da unidade de Corumbá.

Cursos Oferecidos

A parceria proporciona a realização, por meio do Curso de Educação à Distância (EAD), do Curso Técnico em Serviços Públicos. Foram ofertadas 44 vagas para os servidores do Município que assistem aulas todas as terças-feiras nas dependências da escola municipal Cyriaco Félix de Toledo, em uma sala disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação. A carga horária do curso é de 960 horas com duração de dois anos e as aulas começaram no início deste ano. As atividades compreendem a execução de programas e projetos de políticas públicas, o exercício de funções de apoio administrativo, o controle dos procedimentos organizacionais e a gestão de recursos humanos e materiais.

Por meio do EAD, são ofertadas aulas uma vez por semana, sendo que o professor fica em um estúdio e os alunos em telessalas, que são equipadas com televisões para que possam acompanhar as explicações ao vivo e em tempo real. Os estudantes também podem interagir com os professores pelo 0800, em fóruns, chats e através de e-mails da instituição de ensino. No convênio assinado nesta terça-feira, também estão os cursos técnicos de Administração e de Eventos, sendo que estes dois últimosm abertos para toda a população.

 

Por: Da Redação