Estado

Moka quer que Senado priorize projetos nas áreas sociais

 

O senador Waldemir Moka (PMDB) defendeu nesta quinta-feira (2), na reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional, que o Senado priorize em 2012 a discussão de matérias que ajudem a melhorar as condições de vida da população, como saúde, habitação e saneamento.

O parlamentar sul-mato-grossense também defende a aprovação da distribuição dos royalties do pré-sal e a mudança na forma de tributação do comércio eletrônico. “Dividir a receita dos royalties do pré-sal não deixa de ser matéria com fins sociais porque ela prevê mais recursos para todos os Estados”, afirma.

Outra questão prioritária para 2012, na avaliação de Moka, são os debates sobre o Ano Internacional das Cooperativas. O ano foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de destacar as potencialidades do sistema cooperativo no mundo.

“Mais de 40% de toda a exportação de alimentos passa por cooperativas agropecuárias, que também são essenciais para tornar os pequenos produtores mais fortes e competitivos”, ressalta Moka.

Entre as matérias para fortalecer o cooperativismo que devem ser votadas no Senado, estão as que buscam melhorar a infraestrutura produtiva e de comercialização e também as que tratam dos problemas enfrentados pelas cooperativas de trabalho. Moka destaca ainda a importância das cooperativas de crédito.

“São as cooperativas de crédito que chegam ao pequeno e ao médio agricultor em municípios onde não há agência bancária e que conseguem fazer com que o custo do dinheiro seja menor”, frisou o senador.

Ele lembrou a aprovação, em 2011, de projeto da senadora Ana Amélia (PP-RS) que abre a bancos cooperativos e cooperativas de crédito acesso a recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). (Assessoria de imprensa com Agência Senado)

 

Por: Da Redação