Ladário

Passeata mobiliza jovens ladarenses como cidadãos

 

Promovida pela Prefeitura de Ladário por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e pelo Projovem Adolescente, neste dia 27 de outubro, uma caminhada mobilizou e despertou a conscientização dos jovens ladarenses no Dia Internacional da Juventude. A passeata iniciou-se as 9h com a participação de cerca de 400 adolescentes de escolas municipais, estaduais e de projetos educacionais desenvolvidos pelo CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de Ladário e Corumbá.

A iniciativa tem como objetivo estimular a participação ativa dos jovens dentro da sociedade mostrando sua importância para o desenvolvimento cultural e tecnológico da sociedade. É o exercício da cidadania sendo praticando já que eles podem se expressar, falar o que pensam e o que precisam para colaborar para uma melhor convivência social, conforme explicou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Alexandre Ohara.

Após a passeata com faixas, cartazes e muita música, em clima de muita alegria, houve também apresentações de dança e de teatro, declamações de poesias e demonstrações de trabalhos artesanais, com adolescentes que participam do projeto Projovem Adolescente e do CAIJ (Centro de Apoio Infantil Juvenil). O CAIJ é um projeto que auxilia os jovens de Corumbá. “Essa caminhada é para que o jovem de Ladário aprenda a se expressar como cidadão responsável, cumprindo deveres e cobrando seus direitos”, relatou Jacqueline Monroe, coordenadora do evento.

A Passeata dos Jovens foi também para lembrar o Dia Internacional da Juventude que é comemorado no dia 30 de outubro, como destacou a aluna de 15 anos que cursa a 8ª série na Escola Municipal Francisco Mendes. “Essa caminhada é importante para nós jovens nos expressarmos”, afirmou a estudante ladarense. Para Jonatham Mérida de Camargo, de 18 anos, a caminhada é também “uma forma de mostrar o que pensamos e queremos da sociedade”. (Reportagem: Suellen Rodrigues, da PML; Fotos: Vinicius Boaventura)

 

Por: Da Redação