Corumbá

Em Corumbá, Avaliação Diagnóstica foca no planejamento de estratégias pedagógicas e institucionais

 

A Prefeitura Municipal de Corumbá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza, neste início do ano letivo de 2025, a Avaliação Diagnóstica com 10.112 alunos do Ensino Fundamental e da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 36 escolas e respectivas extensões das zonas urbana e rural de sua Rede de Ensino. O documento é uma das estratégias da pasta visando melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Corumbá.

Por ser integrante do processo educacional com a finalidade de identificar o nível de aprendizagem dos alunos, suas potencialidades e necessidades, os resultados dessa avaliação são essenciais para orientar a elaboração das estratégias pedagógicas e institucionais pertinentes, na perspectiva inclusiva e cidadã.

Neste ano, uma importante inovação marca o trabalho da REME: a elaboração pela SEMED, pela primeira vez, de um Documento Orientador para os professores e coordenadores pedagógicos desenvolverem o processo avaliativo inicial, incluindo sugestões de atividades em consonância com o currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e planilhas de resultados para as séries contempladas.

Esse material encontra-se acessível à comunidade escolar no site oficial da Prefeitura de Corumbá https://www.corumba.ms.gov.br (Serviço Digital para os Cidadãos – Rede Municipal de Ensino – Material de Apoio Pedagógico – Documento Orientador) ou pode ser baixado aqui. Esse Documento tem sido um verdadeiro norte para os educadores, auxiliando-os na condução da Avaliação Diagnóstica e contribuindo para um olhar mais detalhado sobre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Com o compromisso de auxiliar os profissionais da educação na realização da Avaliação Diagnóstica, a equipe da Gerência de Planejamento e Avaliação/Núcleo de Avaliação da SEMED tem percorrido as unidades escolares, em visitas técnicas, levando as orientações do Documento, assegurando que o processo ocorra com tranquilidade, boa organização e garantia de fidedignidade.

A interação entre os profissionais do Núcleo de Avaliação e as equipes escolares tem sido enriquecedora, permitindo que dúvidas sejam esclarecidas, ratificando a importância desse momento:

“Nosso papel é proporcionar suporte técnico e pedagógico, garantindo que as escolas se sintam seguras para conduzir o processo avaliativo de maneira eficaz e, dessa forma, aprimorarmos as estratégias educacionais ao longo do ano letivo”, destaca a Secretária Municipal de Educação, professora Mabel Marinho Sahib Aguilar.

IDEB

A Secretaria Municipal de Educação trabalha, por meio de suas gerências, com todo o suporte e apoio para que as unidades escolares tenham melhorias e resultados expressivos nas médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O IDEB tem como objetivo medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino das escolas.

O Ideb é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desta forma, apresentam melhores resultados no Ideb os sistemas que alcançam, de forma concomitante, maiores taxa de aprovação e proficiência nas avaliações.

*Comunicação PMC