Corumbá

Vereador sugere disponibilização de veterinário para atender a ACLAA

 

A disponibilização de um médico veterinário para atender a Associação Corumbaense e Ladarense de Apoio aos Animais (ACLAA), foi sugerida pelo vereador Evander Vendramini, presidente da Câmara Municipal de Corumbá, como forma de auxiliar o trabalho desenvolvido pela ONG, criada para dar suporte aos animais abandonados, oferecendo desde o atendimento emergencial até tratamentos.

A sugestão do vereador foi endereçada ao secretário de Saúde da Prefeitura de Corumbá, Rogério dos Santos Leite, e segundo ele, o médico veterinário seria de enorme importância para o desenvolvimento de um projeto dentro da organização, que é a castração de animais, contribuindo assim para evitar o aumento de animais nas ruas da cidade, com reflexos na melhoria da saúde pública.

Evander lembra que a Prefeitura mantém uma parceria com o GAPA (Grupo de Apoio e Proteção aos Animais) para castração gratuita de cães e gatos. “Da mesma forma que o GAPA, a ACLAA vem desenvolvendo atividades que suprem o serviço do poder público municipal no controle de doenças provenientes dos animais abandonados nas vias públicas. Diante disso, dentro da possibilidade que possa ter o poder público, importante é o apoio cada vez maior a essas entidades que muito fazem e contribuem com a nossa cidade”, reforçou.

No ano passado, a Secretaria de Saúde retomou a parceria com o GAPA para castração gratuita de cães e gatos, visando reduzir a população de animais (cães e gatos) soltos nas ruas da cidade, combatendo a raiva animal e promovendo a posse responsável, conforme a Lei Ambiental Federal 9.615, que inclusive prevê multa e prisão para donos que negligenciam seus animais. (Assessoria de Comunicação do Vereador)