Corumbá

Com muito brilho e luxo, Nova Corumbá mostra saga do cavalo pantaneiro

Destaque para Luiz Otávio Carneiro, descendente dos primeiros ocupantes do pantaneiro corumbaense

 

Destaque para Luiz Otávio Carneiro, descendente dos primeiros ocupantes do pantaneiro corumbaense (Foto: Clóvis Neto)

Extremamente ligada à história da ocupação de Corumbá e com a expansão da pecuária no município, a Saga do Cavalo Pantaneiro foi o enredo da Mocidade Independente da Nova Corumbá, terceira escola de samba a se apresentar pelo grupo especial da LIESCO (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá).

Com muito brilho e luxo em todas suas fantasias e carros alegóricos, a representante da parte alta da cidade empolgou o público que lotou as arquibancadas e os camarotes da avenida General Rondon. Já na comissão de frente, o dourado foi predominante. O quesito retratou o nobre espanhol apelidado e El Cabeza de Vaca, primeiro criador a introduzir o animal no Pantanal.

No carro abre-alas, a arara, símbolo da Mocidade Independente, ganhou formas estilizadas e, assim como todas as alas, muita cor. As baianas simbolizaram “A Fé Espanhola”, onde o lilás, o vermelho, dourado e azul predominaram. Outro destaque do desfile foi o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeiras. Edelton e Graziela até fizeram o recuo junto com a bateria.

Os ritmistas – 120 no total – foram o ponto mais forte da Nova Corumbá. Com muitas paradinhas e coreografias, a bateria comandada pelo mestre Diego foi extremamente aplaudida, assim como a madrinha Edna Pacheco. Ao todo, foram 1.200 integrantes divididos em 12 alas:

Ala das Passistas, Espanha, Alvorecer, Kadwéus, da Riqueza, Guardiões, Nhecolândia, Pescador Pantaneiro, Tributo Pantaneiro, da Força e Resistência e, por último, Guaicuru Tropeiro. Na última alegoria, destaque para Luiz Otávio Carneiro, descendente dos primeiros ocupantes do pantaneiro corumbaense.

O enredo ainda contou um pouco da história do Barão de Vila Maria, apelidado de Nheco e que batizou a região até denominada de Nhecolandia. A Nova Corumbá é uma das fortes concorrentes ao título de 2014.

 

Por: Da Redação