O sábado do Carnaval Cultural de Corumbá 2013 começou revivendo o passado. A Passarela do Samba, na Avenida General Rondon, recebeu o desfile dos corsos, seguido do Bloco dos Marinheiros, Frevo e as tradicionais pastorinhas. Um bonito desfile já demonstrando o forte apego que a cidade possui nas raízes da maior festa popular do Brasil.
O buzinaço, os confetes e serpentinas e a bandinha de sopro deram o tom do desfile. Em seguida, começou o desfile dos cordões carnavalescos, que serão avaliados em quatro quesitos sendo eles, bateria, harmonia, evolução e melodia. Ao todo, oito jurados terão a missão de eleger o cordão vencedor de 2013, que será divulgado na próxima quarta-feira.
O primeiro a entrar na avenida foi o Paraíso dos Foliões, fundado em 1933 com o nome de “Mama na Burra”. No ano seguinte ganhou o nome atual e incorporou o azul e branco como cores oficiais. A agremiação apresentou em seu desfile várias evoluções.
Em seguida, Cravo Vermelho, fundado em 1944 por Odil Xavier Flores, o cordão foi campeão por mais de 22 vezes nos desfiles da cidade e em 2012 se apresentou com aproximadamente 100 integrantes. As cores vermelha e branca predominaram nas fantasias.
O Cinelândia é outro antigo cordão da cidade, foi o terceiro cordão a apontar a avenida General Rondon. Foi fundado em 12 de outubro de 1967, como resultado de um programa de auditório
Fechando o desfile dos cordões, o Flor de Corumbá, fundado em 1933 por João Teodoro de Araújo, o popular “Peito de Aço”. O cordão desfilou até o ano de 1946. Depois retornou à passarela em 1983, com Alcides dos Santos Silveira, o Pombinho.
Blocos
O sábado de carnaval segue nesta noite com o desfile dos blocos oficiais. Segundo a Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá – LIBLOCC, a ordem do desfile é a seguinte:
1 – Afro Samba Reggae
2 – Flor de Abacate
3 – Vitória Régia
4 – Nação Zumbi
5 – Oliveira Somos Nós
6 – Águia da Vila
7 – Bola Preta
8 – Arthur Marinho
9 – Praia, Bola e Cerveja
10 – Os Intocáveis
11 – Clube dos Sem
Por: Da Redação