Ao inaugurar na noite desta sexta-feira (18/05), no Bairro Maria Leite, em Corumbá, a Praça do Sesi, construída em área de 32 mil m² doada pela Fibria localizada entre as unidades do Sesi e Senai do município, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, reforçou a importância do espaço de esporte e lazer para a comunidade. “A entrega desse local, que consumiu recursos da ordem de R$ 2,5 milhões e integra o Complexo Sesi-Senai de Corumbá, fecha um ciclo de investimentos para a implantação do Complexo Sesi-Senai, que se iniciou em 2009 com a reforma e modernização do Sesi e depois do Senai. Agora, com a inauguração da praça, também disponibilizamos infraestrutura de estacionamento para professores e alunos e espaço para desenvolvimento de atividades de lazer para a comunidade e industriários”, pontuou.
A edificação conta com três guaritas, sanitários, vestiários, arena de eventos, quadra de vôlei de areia, quadra poliesportiva, campo de futebol society, playground, pista de caminhada interna, paisagismo, acessos e circulações pavimentados, estação de alongamento e estação de ginástica. Na prática, trata-se do único empreendimento nesse sentido construído em Mato Grosso do Sul pela iniciativa privada e totalmente destinada à comunidade local e também de regiões próximas. “Cumprimos um compromisso assumido em 2009 e que atende às necessidades do Sistema Fiems, bem como dos moradores de Corumbá e Ladário, que são os grandes beneficiados com esse espaço”, ressaltou Sérgio Longen.
Na avaliação do prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, o Sistema Fiems, além de colaborar com a capacitação da mão de obra para a indústria e na educação e saúde dos trabalhadores, agora também inaugura um espaço único que dará uma nova perspectiva de vida para a população de um dos bairros mais carentes da cidade. “Essa praça que a Fiems presenteia a comunidade do Maria Leite será muito importante para o lazer e o convívio familiar das pessoas que moram nessa região. Hoje, podemos afirmar que a Fiems, por meio do Sesi e Senai, é uma das grandes responsáveis pelo bem-estar da nossa população”, garantiu.
Espaço de lazer
Essa também é a opinião da secretária estadual de Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. “O desenvolvimento e a industrialização de Mato Grosso do Sul passa, obrigatoriamente, pela capacitação profissional e educação dos nossos trabalhadores. Esses dois itens são fundamentais para nossa gente, mas não podemos esquecer também da parte de lazer e a inauguração dessa belíssima praça chega para completar esse ciclo. Quem ganha com isso é a população de Corumbá, que vai aproveitar tudo o que esse espaço tem a oferecer, principalmente as famílias”, avaliou.
Já o deputado estadual Paulo Duarte relembrou que antes a área era um matagal e que apenas gerava insegurança à população do Bairro Maria Leite. “A inauguração da Praça do Sesi é uma vitória de todos e um momento inesquecível. Só se destaca quem faz além da sua parte e a Fiems tem feito muito além do que lhe cabe. Responsabilidade social empresarial é isso”, reforçou.
O diretor da Fibria, Luiz Alberto Banci, completou que a empresa costuma assumir o compromisso com a responsabilidade sustentável onde atua e, nesse sentido, fez a doação da área para que a Fiems construísse a Praça do Sesi de Corumbá. “Somos parceiros do Sesi e Senai de longa data, principalmente, em Três Lagoas, onde foram capacitadas mais de 4 mil trabalhadores para a nossa fábrica de celulose. Acreditamos que esse espaço será muito bem aproveitado pela comunidade e também pelos industriários do município”, afirmou.
Moradores
Além da inauguração da Praça do Sesi, a comunidade de Corumbá também foi presenteada com as apresentações do grupo circense Cia da Lona, da Oficina de Dança da Fundação de Cultura de Corumbá e da Escola de Samba Império do Morro, além de um show do Grupo Acaba, que toca música regional do Estado e foi fundado em 1969 no Pantanal para pesquisar, desenvolver e divulgar o folclore do antigo Estado de Mato Grosso. Para a professora Dezanil Sonilhar, 41 anos, o melhor presente da noite foi a entrega de um espaço que agrada toda a família. “Essa área é excepcional para quem procura qualidade de vida, pois oferece opções de lazer e condições para a prática de várias modalidades esportivas”, disse.
A aposentada Carmem Borges, 64 anos, a Praça do Sesi representa muito para os idosos do Bairro Maria Leite, que não tinham um espaço semelhante na cidade. “Tudo nesse sentido ficava muito longe do nosso bairro. Agora temos, em frente da nossa casa, um espaço todo equipado para o lazer e a prática de esportes”, declarou. O auxiliar de maquinista Enéias Monteiro, 30 anos, que é pai de dois filhos, acredita que a área será muito bem aproveitada por toda a família. “Essa Praça tem equipamentos que não têm em nenhuma outra aqui de Corumbá”, garantiu.
A professora Rosa Maria do Nascimento, 42 anos, espera que os moradores da região tomem conta da praça para a estrutura do local possa ser utilizada por todos por muitos anos. “Infelizmente, temos muitos vândalos em nossa cidade, mas temos de ajudar ao Sesi na manutenção desse local para que toda a população tenha um espaço de esporte e lazer em condições de ser utilizado por muito tempo”, aconselhou.
Por: Da Redação