Ícone do site Pérola News

Independência da Bolívia será celebrada no sábado, em Corumbá

Solenidade programada para sábado, na Praça da Independência, vai marcar em Corumbá, as comemorações dos 186 anos de independência da Bolívia. O ato cívico acontece a partir das 08 horas e é uma realização do Consulado Boliviano em Corumbá, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá. A realização reforça ainda mais laços de amizade que unem a Cidade Branca a Puerto Quijarro, Puerto Suarez e Arroyo Concépcion.

As comemorações da Independência da Bolívia em território brasileiro, mais propriamente em Corumbá, já se tornaram uma tradição. A festa terá participação da Banda de Música Municipal Manoel Florêncio, que executará os hinos do Brasil e da Bolívia. Estão previstas oferenda floral; apresentações ballet folclórico de Puerto Suarez com a cultura oriental; do grupo cultural 16 de Agosto, com a Morenada; além da Fraternidad da Universidad Mayor de San Simon, de Cochabamba, um dos principais grupos folclóricos da Bolívia, que participa das festividades de Oruro, já tendo representado a Bolívia em diversos eventos mundiais, com filiais em outros paises. A instituição traz a Corumbá, sua banda formada por grandes músicos. O período da manhã será encerrado no Instituto Luis de Albuquerque, onde a data será brindada com o Vino de Honor (Vinho de Honra).

Virgem de Copacabana

A programação festiva será encerrada à tarde, com a missa em homenagem a Virgem de Copacabana, santa padroeira da Bolívia. Será a décima edição do “En Honor a la Virgen de Copacabana”, iniciada em 2002 pelo casal Antonia Gonzalez e Ruben Escobar Choque. Este ano, o esteiro será Wilber Calatayud Zebalhos. Após a missa Catedral, os participantes sairão em caravanas folclóricas com os grupos de dançarinos e os carros ornamentados em direção a fronteira, onde desfilarão novamente até o salão de festas, na segunda entrada da feira, em Arroyo Concépcion.

“Será uma grande festa com muitas cores, de fé, alegria, cultura, patriotismo e congraçamento. Vai ser um dia de alto nível e conclamo a todos participarem de forma ativa ‘y que la Virgen de Copacabana nos bendiga’ a todos”, conclama Arturo Ardaia, um dos incentivadores do evento. (PMC)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile