Um grande tumulto aconteceu no final da manhã deste sábado, 22, quando fiscais de postura da prefeitura juntamente com a guarda municipal, realizaram a apreensão de mercadorias dos comerciantes que permaneciam nas calçadas nos arredores da feirinha BrasBol. Uma grande concentração de feirantes se formou ao redor do carro da fiscalização na tentativa de impedir a ação dos fiscais em retirar a mercadoria.
A policia Militar foi acionada para dar apoio a ação, e os ânimos se alteraram quando as autoridades formaram um cordão de isolamento ao redor do veiculo da prefeitura aonde estavam as mercadorias apreendidas, no intuito de retirar-los. Os comerciantes, entre eles mulheres e crianças continuaram resistindo a ação dos fiscais e a partir daí se deu uma confusão generalizada.
O fiscal de Postura Luciano Cruz informou que a apreensão se deu após a prefeitura notificar aos comerciantes que insistiam em permanecer com as mercadorias expostas nas calçadas dos arredores da feirinha. Segundo ele na sexta-feira foi entregue uma notificação informando sobre que seriam apreendidas as mercadorias caso houvesse a continuação das atividades irregulares no local.
Realizamos ontem esta notificação e hoje verificamos que continuavam a exercer a atividade irregular, comercializando produtos que são produtos de descaminho, então cumprindo a regulamentação hoje realizamos a apreensão destas mercadorias que não continham comprovação de procedência” disse.
Durante o tumulto uma viatura da guarda municipal teve o vidro traseiro quebrado por comerciantes que atiraram pedras contra os agentes. Um empurra – empurra de ambos os lados criou um clima tenso entre as duas partes. Policiais que tentavam cumprir a ordem de apreensão eram cercados pelos comerciantes que tentavam impedir.
Na confusão os feirantes acusam um policial de ter agredido a comerciante Verônica Chula. Uma mulher que teria arremessado uma pedra contra a viatura da PM, foi perseguida e detida por policiais. A mulher correu para dentro de um estabelecimento comercial e uma grande quantidade de pessoas tentavam segurar os policias no intuito de impedir a prisão.
Os ânimos só se acalmaram com a presença do comandante do 6º BPM, e em conversa com representantes da feirinha entraram em entendimento. A mulher de nacionalidade peruana identificada como sendo Lilian Carmo (42), foi detida e encaminhada ao DP de Corumbá e a via foi liberada. O comandante da PM disse informou ao Capital do Pantanal que a PM foi acionada pela GM e fiscais de postura, e que qualquer uso excessivo de força devera ser investigado e orientou as partes a registrarem boletim de ocorrência na delegacia.
A via foi liberada logo em seguida mas os comerciantes permaneceram no local onde deverão realizar uma reunião para analisarem quais medidas serão tomadas. (Capital do Pantanal)
Por: Da Redação