Ícone do site Pérola News

Encontro de Mulheres Negras promove combate ao preconceito racial em Ladário e Corumbá

Durante o encontro, aconteceram diversas palestras acerca do tema
Encontro foi marcado por apresentações e palestras

As Prefeituras de Ladário e Corumbá, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres, Casa da Cidadania, Justiça e Inclusão Social, e Gerência da Promoção da Igualdade Racial, realizaram na tarde dessa sexta-feira (21) o Encontro de Mulheres Negras dos municípios. O evento marcou mais uma etapa de conscientização da importância do combate ao preconceito racial e demais preconceitos. O encontro foi aberto ao público.

As palestras ministradas deram destaque às mulheres, tendo em vista o Dia Internacional da Mulher que, assim, como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, acontece em março. A junção dos temas resultou em um encontro que proporcionou conhecimentos baseados em estatísticas referentes à baixa demanda da presença da mulher negra no mercado de trabalho e na mídia.

O evento teve por objetivo a conscientização da eliminação da discriminação racial, bem como realçar os valores da mulher, em especial, da mulher negra. Representando o Prefeito Paulo Duarte, a Secretária de Assistência Social e Cidadania de Corumbá, Andréa Cabral Ulle, deu sua palavra de incentivo ao encontro. “A união das cidades fortalece o encontro. Nossas gestões estão preocupadas em acabar o preconceito racial e todos os tipos de preconceitos nos dias de hoje”, argumentou. Autoridades e representantes das secretarias estiveram presentes no local.

Para a Superintendente de Políticas Públicas para Mulheres de Ladário, Creuza Elizabeth da Matta, nos dias atuais ainda é evidente a escolha por mulheres mais “vistosas”, levando à mídia mulheres do tipo “altas, loiras, magras e de boa condição financeira”. “Hoje, a gente percebe que tem uma grande maioria que não aceita mais esse tipo de coisa, porque alega que a publicidade não retrata a realidade”, declarou Creuza. “Eu acredito que em nossas cidades não seja diferente”, afirmou.

O gerente da Promoção de Igualdade Racial José Raimundo Barros, mais conhecido como “Bahia”, destacou a importância desse dia para que haja uma reflexão da contribuição que o negro deu para a sociedade brasileira e para o mundo. “É uma pena que até os dias de hoje, a gente ainda tenha que lutar dia-a-dia e estar sensibilizando as pessoas para combater a discriminação entre as pessoas”, enfatizou Bahia.

Durante o encontro, aconteceram diversas palestras acerca do tema, foram elas: “Gênero, Raça e Etnia”, ministrada pela Assessora de Política Municipal de Humanização, Célia Flores; “A percepção da mulher na mídia”, ministrada pela Superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Creuza da Matta; “Como sobreviver ao racismo”, ministrada pela Pedagoga, Maria Clarice Servion; e “Racismo e suas formas”, ministrada pela Superintendente da Casa da Cidadania, Justiça e Inclusão Social, Jane Contu. No meio das palestras, um desfile de mulheres negras deu um toque especial ao evento. A apresentação não mostrou apenas a beleza da cor, mas também reverenciou o orgulho pela raça e pelo corpo.

Não houve dúvidas de que elas saíram de lá com uma sensação ainda maior de valorização. O combate ao racismo é uma forma de mostrar que as pessoas são iguais. Não há motivo para estar separando os seres humanos por cor, tipo físico ou opções sexuais diferentes. Tendo em vista que a sociedade é um espaço onde todos contribuem, ela necessita ser igualitária. As diferenças devem ser respeitadas. “A qualidade do ser humano não ta na cor da pele, no tipo de cabelo ou nas condições financeiras, está nos valores. É isso o que a gente quer levar às pessoas, e convencê-las que nós temos uma obrigação muito grande na construção de uma Ladário melhor”, finalizou Bahia.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile