A criação de uma Brigada Municipal de Combate a Incêndio e Desastres Ambientais foi sugerida na Câmara de Corumbá, pelo vereador e presidente do Poder Legislativo, Roberto Gomes Façanha, como forma da cidade contar com uma equipe de brigadistas atuando de forma ininterrupta, inclusive com ações preventivas, para evitar, ou mesmo minimizar, os problemas que estão ocorrendo no momento em toda a região pantaneira.
Como se sabe, as queimadas estão consumindo grande parte da vegetação pantaneira, causando sérios prejuízos ao meio ambiente, bem como à saúde da população residente na área urbana de Corumbá (também de Ladário).
A sugestão de Façanha foi feita por meio de requerimento endereçado ao prefeito Marcelo Iunes. Ele solicitou que sejam realizados estudos para elaboração de um projeto de lei para ser encaminhado à Câmara, no sentido de se criar a brigada permanente que possa atuar nas atividades típicas de prevenção e combate a incêndio florestal no Pantanal, e medidas correlatas, inclusive no apoio às ações de defesa civil.
“Queremos dessa forma, garantir uma equipe permanente, desenvolvendo ações preventivas, inclusive, para evitar o caos que estamos vivendo nos últimos dias. Além disso, a Brigada Municipal poderá inclusive colaborar ou atuar conjuntamente com as unidades do Corpo de Bombeiros, de outros órgãos da União e do Estado, entre outros, inclusive de municípios vizinhos”, explicou o vereador.
Sugeriu ainda que a brigada, caso seja criada, adote as definições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como as estipuladas por organismos internacionais e nacionais de defesa civil e combate a incêndios e regularmente seguidas pelos órgãos congêneres.
*Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador