Notícias

Consumidor avalia que a renda melhorou, mas está moderado nas compras

 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou hoje (18/01) a pesquisa que avalia a Intenção de Consumo das Famílias, mostrando que entre os campo-grandenses a tônica é moderação. Na Capital, a intenção de consumo teve ligeira redução, de 0,6%, neste mês de janeiro em relação a dezembro, pressionada principalmente pelo atual nível de consumo, que está menor que no mês anterior.

“O mês de janeiro é pesado para o bolso do consumidor que se vê diante de gastos elevados com impostos, como IPVA e IPTU, além das mensalidades e materiais escolares. Além disso, nossas pesquisas têm mostrado um consumidor mais planejado, que está reduzindo paulatinamente o grau de endividamento”, avalia o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio MS), Edison Ferreira de Araújo.

Ainda de acordo com a pesquisa da CNC, a percepção do consumidor em relação ao emprego e renda atual melhorou e, apesar do nível de consumo atual e perspectiva de consumo terem diminuído, mais consumidores avaliam o momento como bom para compra de bens duráveis, como é o caso de eletrodomésticos, por exemplo.

Dos entrevistados, 72,8% esperam alguma melhoria profissional para os próximos seis meses; 73,4% dizem que a renda hoje está melhor que no mesmo período do ano passado e 53% informam que hoje a família está comprando mais que em janeiro de 2011.

 

Por: Da Redação