CorumbáLadárioNotícias

Com incentivo do Estado, alunos de Corumbá e Ladário reforçam estudos e traçam sonhos

 

Nas cidades de Corumbá e Ladário mais 567 alunos da Rede Estadual de Ensino estão recebendo do governo do Estado, além do reconhecimento pelas boas notas e o bom comportamento durante o ano letivo, mais um estímulo para estudar e se destacar no futuro, cursando, por exemplo, uma faculdade. Hoje (18), o governador André Puccinelli entregou, por meio do Programa Escola para o Sucesso, os prêmios aos melhores alunos dos dois municípios.

Os estudantes de 11 escolas de Corumbá e de outras duas em Ladário que conquistaram melhor desempenho escolar em 2011 ganharam tablets, netbooks e bicicletas. O evento de entrega da premiação contou com a presença de professores, familiares e dos estudantes na Escola Estadual Doutor Gabriel Vandoni de Barros, localizada no Bairro Maria Leite.

Fotos

Depoimentos

Kathellen Oliveira, de 18 anos, comemorou hoje o resultado de todo o esforço e dedicação aos estudos. Ela recebeu um tablet por conquistar a melhor nota da sala de aula e ano passado ganhou um notebook. Agora como universitária, cursando a faculdade de Direito, a ex-aluna da Rede Estadual de Ensino vai utilizar a mais nova ferramenta para pesquisar e estudar. “Nós temos matérias e assuntos que estão disponíveis na internet, então será mais fácil agora levar o tablet para a faculdade e acessar este material lá mesmo”, comentou.

A média nas disciplinas da escola onde estudou era nota nove, mas a ex-aluna explica que para conseguir bons resultados estudava sempre em casa. “Na minha casa minha mãe sempre falava para eu estudar e isso só reforçou quando veio essa premiação. Foi mais um incentivo e hoje eu me sinto valorizada porque compensou todo o esforço que tive durante o ano. É importante saber também que existe alguém que dá valor ao meu estudo e ao meu esforço”, salientou.

Orgulhosa com o resultado de Kathellen, a professora de Biologia Andréia de Moura Victorio lembra que a premiação incentiva ainda mais os alunos que já são aplicados e ainda os regulares. “Acaba gerando uma competição em sala de aula, principalmente nos dias de provas. As notas realmente melhoraram porque eles [alunos] falavam para mim que queriam ganhar o que a Kathellen recebeu no fim do ano, que foi um notebook”, disse.

Como educadora, Andréia de Moura vê no prêmio um incentivo a mais para que os alunos possam se dedicar aos estudos. “Eu falava para o pessoal em sala de aula que se eles não estudassem a Kathellen ia ganhar novamente e virou uma competição. Este prêmio é uma grande oportunidade e incentivo que na minha geração não teve”, comentou.

Enquanto Kathellen conseguiu chegar onde queria, uma aluna da Rede Estadual de Esino está na expectativa de terminar os estudos e quem sabe cursar uma faculdade. Aos 47 anos, a dona de casa Roseli Hurtado está em mais uma fase do Ensino Fundamental no período noturno. Ela resolveu que ia voltar a estudar para incentivar os sobrinhos e pelo exemplo da filha, que já está na faculdade de Letras. Roseli quer agora chegar à universidade.

“Meus pais sempre falavam que o mais precioso bem que podiam deixar para os filhos era o estudo, e a gente vê isso acontecer agora com o exemplo que o governo está fazendo. Este prêmio é uma benção porque incentiva e premia a gente”, ressaltou a aluna de Corumbá que este ano ganha um netbook e no ano passado recebeu um notebook por se destacar nas notas.

Roseli faz questão de ressaltar que o estudo é importante para garantir uma vida melhor e traça novos sonhos. “Sem o estudo você não é nada e este incentivo é para que as pessoas como eu que trabalham durante todo o dia e chegam cansadas para que não desistam. O Estado está dando uma segunda chance para nós. Eu quero um dia fazer uma faculdade para educar crianças especiais”, declara. O notebook que recebeu ajuda a filha a pesquisar na faculdade e sobre o notebook que ganha agora, ela diz: “Esse é meu e vai me ajudar ainda mais nos meus estudos”, finaliza.

Próximos anos

Além da premiação, todos os anos são repassados aos alunos matriculados nas instituições de ensino do Estado uniformes e kits escolares. Somente em Corumbá são quase 24 mil camisetas e 12 mil kits escolares; em Ladário, os benefícios atingem dois mil estudantes (4 mil uniformes e 2 mil kits) anualmente.

Em seu discurso, o governador André Puccinelli explicou que quando chegou ao governo do Estado, já tendo a experiência de Campo Grande, entregou uniformes para os alunos das escolas do Estado. No ano seguinte, foi a vez do material escolar e depois premiação aos melhores alunos. “Queremos estimular a garotada e garantir menos repetência e evasão escolar. A cada ano vamos melhorar e queremos tentar conseguir recursos para premiar até o quinto lugar a partir do ano que vem”, informou.

O governador fez questão de agradecer o trabalho dos grupos do magistério e administrativo. “Quando assumi o governo fizemos questão de reformar, ampliar e constuir as escolas. Estamos trabalhando com o pessoal das escolas e digo aos diretores que no ano que vem em fevereiro de 2013 vão receber um tablet dado pelo governo do Estado. Em 2014 será a vez dos 17 mil professores e supervisores receberem também. O objetivo é fazer com que a nossa escola pública seja tão boa quanto a particular ”, destacou.

Participaram da entrega da premiação a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, e ainda vereadores das cidades de Corumbá e Ladário.

 

Por: Da Redação