Ícone do site Pérola News

Campanha contra o lixo nas ruas orienta moradores de Ladário

Em parceria com a Granel Química, a Prefeitura de Ladário, por meio da Gerência de Meio Ambiente, promoveu a Campanha contra o Lixo nas Ruas no bairro Seac, dentro da Semana do Meio Ambiente. Os moradores trocavam cada dois quilos de lixo reciclável coletado por cupons que davam direito ao sorteio de bicicletas e kits de alimentos. Wellington Amaral, de 14 anos, morador da rua Pedro Inácio da Silva, conseguiu juntar 14 quilos e concorreu com sete cupons. “Limpei todo o lixo do fundo do quintal e ainda peguei mais pela rua”, contou. Cartilhas contendo Programa de Educação Ambiental foram distribuídas pela equipe de monitores da Granel Química aos moradores.

A gerente de Meio Ambiente da Prefeitura de Ladário, Lígia Teixeira, disse que a finalidade da campanha é educar e convencer a população a armazenar e destinar adequadamente o lixo doméstico. “Aqui mesmo ao lado, na rua Emilia Alves, há sempre grande quantidade de lixo jogado no chão por pessoas que ainda não se conscientizaram de que o lixo espalhado é sinal de sujeira e contaminação para o próprio bairro”, ressaltou.

Placas contendo apelos como “é proibido jogar lixo” foram colocadas pela Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agemtrat) ao longo daquela e de outras ruas onde é comum se verificar o lixo espalhado em dias em que não já coleta do caminhão da empresa contratada para levar o lixo.

O prefeito José Antonio participou da ação, ouviu moradores e filmou com sua câmera trechos das ruas do Seac onde verificou problemas. Na rua Joaquim de Andrade o gargalo ainda é o esgoto a céu aberto que se mantém mesmo depois que a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) abriu galerias e colocou canos para saída de esgoto. “A Sanesul fez o serviço mas até hoje não providenciou a ligação do esgoto das residências com a galeria, por isso temos o esgoto assim horrível, a céu aberto”, lamentou a dona de casa Andréia Rojas de Moraes, moradora há 15 aos no Seac.

Participaram da ação integrantes da Ong PNP (Paz e Natureza Pantanal), que realizaram com crianças e adolescentes uma oficina sobre destinação dos diferentes tipos de lixo – papel, plástico, orgânico e não reciclável.

Dentro da Semana do Meio Ambiente, palestras, oficinas e vídeos foram apresentados aos estudantes da rede pública e privada de ensino em Ladário. Na Escola Estadual 2 de Setembro, o engenheiro químico Fábio Galvani falou sobre “Gestão de Resíduos”.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile