Ladário

XI Conferência de Assistência Social em Ladário discute ideais para o SUAS

A abertura do evento aconteceu na sede da SSCH

 

A abertura do evento aconteceu na sede da SSCH

Teve início nesta quinta-feira, 06 de agosto a XI Conferência Municipal de Assistência Social em Ladário. A abertura do evento, que aconteceu na sede da SSCH, contou com a presença dos usuários da Assistência Social, secretários de Saúde Cleber Colleone e Jane Contu, da Assistência Social, bem como a primeira dama e secretária especial de Politicas Sociais e Cidadania, Gisele Maria Saab Assad e Faria, Superintendente da Casa da Cidadania Justiça e Inclusão Social Beatriz Cavassa e autoridades civis e militares da região do Pantanal.

Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026- o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a proposta do evento é mostrar os resultados do Sistema Único de Assistência Social- SUAS, durante os dez anos de implantação, que acontece neste ano, assim, como buscar ideias para os próximos dez anos, garantindo desta forma um trabalho de qualidade aos usuários do SUAS.

“Este é o momento, vamos apontar as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. A partir de então, queremos mostrar os resultados e também o que está por vir. A assistência Social em Ladário, hoje funciona plenamente, todos os nossos projetos e programas são atendidos, inclusive, somos uma gestão plena em um município de pequeno porte, onde implantamos a proteção básica e especial, atendendo a demanda dos nossos usuários”, disse a secretária da pasta Jane Contu.

Porém para se chegar até a conferência foi realizada uma pré-conferência, com servidores municipais e da própria pasta, bem como as entidades cadastradas na SMAS e seus usuários, onde o objetivo do encontro foi debater e criar propostas pra serem discutidas durante estes dois dias da conferência.

“Foram propostas analisadas e chegamos à conclusão de que, é sim, necessário mais resultados, onde a ideia é se chegar a implantar ainda o Sistema de Formação Integrada interligada com toda rede de serviço da Secretaria de Assistência Social, questão da importância de sensibilizar e divulgar a escolha de representantes da área governamental nos Conselhos de Direito, criação do percentual direcionado a assistência social, que hoje, recebemos financiamento federal, municipal e estadual, sendo a maior parte municipal, onde não temos percentual definido, como existe nas outras secretarias, embora, temos a sorte de termos um prefeito sensível nas causas sociais, arcando com as despesas da assistência. Precisamos deixar tudo isso em lei, para os próximos governantes, garantindo o repasse do dinheiro para atender as necessidades da pasta para os próximos anos”, explicou Jane.

As conferências são divididas em três fases, municipal, estadual e nacional. Para se chegar à segunda etapa, durante a conferência em Ladário, haverá a eleição dos delegados, sendo dois, um da área governamental e outro não governamental, cada qual com seu respectivo suplente.

Durante a abertura do evento, os participantes assistiram uma palestra que foi ministrada por Geize Kirnew, graduada em história, onde trabalha há mais de 17 anos na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano e Social – SEDHAST, como Técnica de Monitoramento da Coordenação da Proteção Social Básica. Em sua palestra, o assunto discutido, foi o SUAS, que completa 10 anos.

“Estamos comemorando os 10 anos do SUAS, estou vendo muitos usuários e eles são o nosso objetivo, antes dos SUAS não éramos uma politica, ou seja, as pessoas nos olhavam como se fosse um favor que tínhamos que fazer à elas, porém, graças a esses trabalhos começamos a sermos vistos como lei, e implantamos trabalhos como o Serviço de Fortalecimento de Vínculo, que trabalha com jovens e idosos oferecendo, uma qualidade de vida a todos e entregando o direito a cidadania”, falou Geize.

A XI Conferência Municipal de Assistência Social em Ladário segue até sexta-feira, 07 de agosto. Tem como realização o município, por meio da Secretaria de Assistência Social de Ladário. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação